Nossa Cidade
Pacto Global de Prefeitas e Prefeitos pelo Clima e a Energia reconhece liderança climática de Campinas
O Pacto Global de Prefeitas e Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), financiado pela União Europeia, concedeu a Campinas três medalhas pela liderança para enfrentar a crise climática no ano de 2023. Os projetos reconhecidos são nas áreas de Mitigação, Adaptação e Energia.
De acordo com a entidade, o progresso de Campinas em direção ao alcance de seus objetivos climáticos é crucial na missão compartilhada de construir um futuro mais sustentável para todos.
“Sua participação ativa no Pacto Global de Prefeitos não só conecta Campinas a uma aliança mundial de governos locais comprometidos, mas também reflete um compromisso tangível com a construção de um futuro mais sustentável e resiliente para as gerações futuras. Com mais de 13.300 governos locais em seis continentes e mais de um bilhão de cidadãos representados, o impacto coletivo de nossas ações é gigante”, afirma a entidade no comunicado enviado à Prefeitura.
De acordo com o secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Rogério Menezes, o compromisso de Campinas com o Pacto Global de Prefeitos se traduz em ações concretas em três áreas: redução das emissões de gases de efeito estufa; adaptação aos riscos associados às mudanças climáticas e a promoção do acesso a uma energia limpa e acessível.
“O reconhecimento das medalhas valida nosso compromisso em construir um futuro mais sustentável e resiliente. Compromisso que se consolida no Plano Local de Ação Climática, lançado na semana passada, que propõe a Campinas um caminho integrado e inclusivo – alinhado com prioridades sociais, ambientais e econômicas – voltado à mitigação de emissões de gases de efeito estufa e aumento da resiliência da cidade frente aos impactos das mudanças climáticas “, diz destaca o secretário do Clima.
Compromisso SP Carbono Zero
Na última quinta-feira, 27 de junho, Campinas recebeu o Selo Ouro do Programa Compromisso SP Carbono Zero, do Governo do Estado de São Paulo.
Campinas é a primeira cidade certificada pelo novo programa, que tem como objetivo reconhecer os municípios que avançam na agenda climática e incentivar uma frente de lideranças comprometidas com a cultura da descarbonização.