Nossa Cidade
PAI-Serviço: Novo cronograma de agendamento a partir de 1º de junho
A partir desta quinta-feira, dia 1º de junho, o PAI-Serviço, que oferece transporte gratuito para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida em Campinas, terá novo cronograma de agendamento de viagens. O ajuste antecipa mais um dia da semana para a solicitação da viagem e ocorre para a otimizar os procedimentos de programação e roteirização do serviço oferecido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), com 50 vans e dois ônibus acessíveis.
Os usuários cadastrados no programa vão continuar agendando viagens de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Porém, a partir de junho, deverão considerar o seguinte cronograma:
Segunda-feira: agendamentos para quinta-feira.
Terça-feira: agendamentos para sexta-feira.
Quarta-feira: agendamentos para sábado, domingo e segunda.
Quinta-feira: agendamentos para terça-feira.
Sexta-feira: agendamentos para quarta-feira.
A mudança foi necessária por conta do aumento da demanda pelo serviço. Diariamente a Emdec recebe cerca de 300 pedidos de transporte especial e há a necessidade de um período maior para organizar os roteiros de atendimento.
Não haverá prejuízos para os usuários. A divulgação da alteração ocorre de forma antecipada. E, também, há a possibilidade do usuário realizar o agendamento pelo aplicativo da Emdec até as 23h59, assim como existe a possibilidade de encaixe, quando tem disponibilidade.
Os veículos do PAI-Serviço realizam viagens de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h. Aos sábados, domingos e feriados, circulam das 6h30 às 18h. É possível solicitar o agendamento de viagens e obter informações sobre o serviço pelo Fale Conosco Emdec, no telefone 118, na opção 2. Também é possível agendar viagens pelo aplicativo da empresa, disponível gratuitamente nas versões Android e iOS (Google Play e App Store).
Usuários devem realizar cadastro previamente
Para utilizar o PAI-Serviço, é preciso realizar cadastro no programa. O munícipe que tem restrição severa de mobilidade ou seu responsável deve imprimir ficha de cadastro disponível no site www.emdec.com.br/pai, ou nos postos de atendimento da Emdec nos Agiliza Campinas Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida e Ouro Verde. No endereço do site, também está disponível o passo a passo completo para o cadastro no programa.
Com o formulário, o usuário deve passar por avaliação médica, para que a deficiência e necessidades especiais sejam atestadas, com carimbo e assinatura. O documento deve ser enviado à Emdec pelo Fale Conosco Emdec Web (www.emdec.com.br/faleconosco), Correios, ou entregue nos balcões da empresa no Agiliza Campinas, com cópia da documentação indicada no site da Emdec. Em seguida, a empresa entrará em contato, por meio do Serviço Social, podendo realizar visita técnica na residência do munícipe.