Nossa Cidade
Palestra para servidores vai abordar a Linguagem Simples no setor público
Você já parou para pensar se as pessoas compreendem o seu texto? Você utiliza palavras e construções simples ao escrever ou falar? Pensando nisso, a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, por meio do GentiLab (Laboratório de Inovação) vai promover no dia 15 de agosto, terça-feira, a palestra Linguagem Simples no Setor Público.
O evento será no Salão Vermelho, a partir das 14h, em parceria com o Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo. Não é preciso fazer inscrição.
“Garantir que a linguagem do governo seja simples é uma das formas de possibilitar o entendimento e uso das informações públicas para que todas as pessoas consigam acessar os serviços públicos”, disse Mar Alves, coordenadora do Programa Municipal de Linguagem Simples da Prefeitura de São Paulo e uma das palestrantes do evento.
Ainda segundo ela, mesmo o Brasil tendo 3 em cada 10 pessoas entre 14 e 64 anos analfabetas funcionais, a linguagem no setor público continua sendo muito burocrática, jurídica, com muitas siglas e vocabulário complexo. “Comunicações públicas são escritas de forma tão difícil que não alcançam as pessoas que mais precisam acessar os serviços públicos”, completou.
Linguagem Simples
Mas afinal, o que é Linguagem Simples? É quando um leitor ou ouvinte consegue compreender todas as informações da mensagem, sem precisar perguntar para outras pessoas ou ter que ler o mesmo texto várias vezes.
O movimento da Linguagem Simples é mundial e começou na década de 1940. Hoje, está em mais de 40 países. O foco da ação é garantir que as pessoas tenham acesso às informações e que essas sejam objetivas e inclusivas.
No Brasil, a primeira política pública criada para tratar exclusivamente do tema foi o Programa Municipal de Linguagem Simples da Prefeitura de São Paulo, em 2019.
O Programa busca incentivar o uso da linguagem simples em tudo o que a Prefeitura faz, exige e oferece para a população.
“Na Prefeitura de São Paulo são feitas capacitações com os servidores para que a comunicação seja feita de forma mais simples. A ideia é desenvolver algo parecido em Campinas, começando pela palestra”, disse Victor Lobo, do GentiLab.
Palestrantes
Mar Alves é especialista em técnicas de simplificação da linguagem, é coordenadora do Programa Municipal de Linguagem Simples da Prefeitura de São Paulo – primeira política pública do Brasil dedicada ao tema. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, trabalha há quase 10 anos com facilitação de processos de aprendizagem e comunicação, e atua com desenvolvimento de adultos desde 2016.
A outra convidada é Gabrielli Martins, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é assessora de projetos e desenvolve metodologias estratégicas da área de inovação no programa da capital paulista.
Serviço
Palestra – Linguagem Simples no setor público
Quando: 15/08, terça-feira
Que horas: 14h
Onde: Salão Vermelho do Paço Municipal
Público-alvo: todos os servidores da Administração Municipal
Informações: genti.lab@campinas.sp.gov.br
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas – SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas – © Todos os direitos reservados