Nossa Cidade
Papel Artesanal de Clodomiro Lucas é atração na Biblioteca “Professor Ernesto Manoel Zink”
A exposição ‘Papel Artesanal’ do artista campineiro Clodomiro Lucas já está em exposição na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” e o público poderá conferir até o dia 30 de outubro as 37 matrizes de papel artesanal com fibras, em que predominam superfícies porosas e muita cor. A visitação, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, tem entrada gratuita.
Placas de barro, madeiras, pergaminho, papiro e papel resultante da celulose são para as bibliotecas suportes de informação, mas para o artista plástico campineiro Clodomiro Lucas toda planta pode ser transformada em papel através de suas fibras é o chamado “Papel Artesanal”. E mais do que fazer papel, ou de criar um papel artesanal, Clodomiro Lucas usa esse material como suporte de sua expressão plástica.
Clodomiro Lucas se dedicou a vários tipos de pesquisas artísticas, principalmente no campo da gravura. Mas foi no papel artesanal que realizou as melhores experiências, segundo o artista. Pesquisou plantas as mais diversas e chegou no papel artesanal com fibras, sem misturas químicas. Extraiu desses excelentes resultados, a partir dos quais elaborou um suporte artesanal de arte, inserindo figuras geométricas, ampliou a qualidade e trouxe uma nova linguagem.
Campineiro e jornalista
Clodomiro Lucas nasceu em Campinas, tem uma longa trajetória na área social e cultural da cidade. Foi jornalista profissional no Diário do Povo de 1967 a 1977 como colunista de arte; trabalhou no Departamento de Turismo na promoção do Carnaval de Rua e no Concurso Miss Campinas. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC); criou a Feira de Arte & Artesanato de Campinas, hoje no Centro de Convivência; foi coordenador das oficinas de reciclagem de papel da Casa Amarela; deu orientação técnica nas oficinas do Cândido Ferreira de papel reciclado; trabalhou na FEAC dando assistência a entidades a ela filiada.
É artista plástico com inúmeras exposições no Brasil e exterior; funcionário público aposentado ensinou papel reciclado às pessoas da Terceira Idade no Parque Ecológico; foi um dos fundadores do Sindicato dos Servidores Municipais de Campinas; trabalhou como desenhista no projeto de urbanização da Lagoa do Taquaral; coordenou o Projeto Recreio com pinturas para jovens e crianças.
Serviço
Exposição Papel Artesanal de Clodomiro Lucas
Data: até 30 de outubro
Local: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”
Endereço: Avenida Benjamin Constant, 1633 – Centro Campinas
Visitação: de 2ª a 6ª feira
Horário: das 9h às 17h