Nossa Cidade
Para melhorar isolamento social, Campinas antecipa feriados municipais
A Prefeitura de Campinas vai antecipar dois feriados municipais para terça e quarta-feira da próxima semana, dias 26 e 27 de maio. O objetivo é que mais pessoas fiquem em casa e aumente o índice de isolamento social. A confirmação foi feita na tarde desta quinta-feira, 21 de maio, pelo secretário de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.
O projeto de lei que autoriza o executivo a antecipar os feriados foi aprovado na manhã desta quinta-feira, 21 de maio, pela Câmara dos Vereadores de Campinas. Será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 22 de maio.
Os feriados antecipados são os do dia 11 de junho (Corpus Christi) e do dia 20 de novembro (Consciência Negra), respectivamente.
“Quero esclarecer que não estamos criando feriados, mas antecipando os já existentes. Os feriados não são para lazer, mas para que as pessoas fiquem em casa e aumente o isolamento social, no qual o índice é maior nos fins de semana e feriados, ficando acima de 55%. Esta é a meta que queremos atingir. Durante a semana fica em torno de 44%”, disse Wanderley de Almeida.
O secretário completou que houve uma conversa entre a Prefeitura e representantes da Igreja Católica e da Comunidade Negra sobre a importância de antecipar esses feriados e esclareceu que as datas serão lembradas.
Na segunda-feira será antecipado o feriado estadual, conforme Governo do Estado de São Paulo, de 9 de julho, da Revolução Constitucionalista de 1932.
A antecipação de feriados é necessária porque o número de casos de Covid-19 vem aumentando na cidade. Ao ampliar o isolamento é possível controlar o avanço da disseminação do vírus e diminuir o contágio.
“Esses feriados são a tentativa de quebrar a transmissão do vírus. A medida será refletida mais para frente, daqui a cerca de 10 dias. É fundamental que toda a população contribua, que cada um faça a sua parte, que fique em casa”, explicou o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza.
Fonte: Prefeitura de Campinas