Nossa Cidade
Parceria viabiliza campanha de promoção da dignidade menstrual
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e o Campinas Shopping lançam nesta quinta-feira, dia 2, a Campanha Ciclo do Bem, que visa distribuir absorventes íntimos. As doações serão encaminhadas ao Ceamo e entregues a usuárias da rede Suas e do Ceamo.
Segundo estimativas do Projeto Mulheres de Fases, Campinas tem cerca de 19,7 mil mulheres sem acesso a itens de higiene menstrual. Dessas, segundo o levantamento do grupo, 2,2 mil deixam de assistir aulas ou comparecer ao trabalho em função de não ter à disposição absorventes íntimos no período menstrual. A campanha está programada para durar todo o mês de março, conhecido como Mês da Mulher.
“As campanhas de combate à pobreza menstrual ajudam a desestigmatizar a menstruação e aumentar a conscientização sobre a importância de produtos de higiene adequados. Por isso mesmo quero agradecer ao Campinas Shopping pela iniciativa solidária”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
A menstruação é um processo natural e faz parte da vida de todas as mulheres em idade reprodutiva, mas infelizmente ainda é um assunto tabu. Isso pode levar à estigmatização e à falta de informação adequada sobre cuidados de saúde menstrual, o que pode agravar ainda mais a situação das mulheres que já enfrentam desafios financeiros. A Campanha está prevista para seguir até o dia 31 de março.
Unicef e UNFPA
O relatório “Pobreza Menstrual no Brasil”, produzido pela Unicef e pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em 2021, destaca a falta de acesso a produtos de higiene menstrual, como absorventes, como uma questão crítica de saúde e bem-estar para meninas e mulheres de baixa renda no Brasil. O estudo estima que uma em cada quatro meninas brasileiras em idade escolar não tem acesso a absorventes íntimos, o que pode levar a problemas de saúde e abandono escolar. Além disso, o relatório destaca necessidade de investimentos em programas de saúde menstrual para enfrentar essa questão. O relatório também enfatiza a importância de destigmatizar a menstruação e promover a educação menstrual como parte integrante da educação em saúde para meninas e mulheres.
A campanha Ciclo do Bem visa alertar que a falta de acesso a produtos de higiene menstrual, como absorventes, pode ter consequências negativas significativas para a saúde e o bem-estar das meninas e mulheres socialmente vulneráveis.