Nossa Cidade
Parentalidade Responsável abre programação do Conectando Saberes
A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) abriu a programação do Conectando Saberes nesta sexta-feira, 26 de agosto. O primeiro tema escolhido foi “Parentalidade Responsável” e contou com a participação da secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira; do coordenador do PIC – Plano Municipal pela Primeira Infância Campineira, Thiago Ferrari, e do coordenador de Relações do Trabalho e Acompanhamento Social do Servidor do DPSS, Cosmo José Alves.
Além de ser um tema importante, que dialoga com as premissas do PIC, a Parentalidade Responsável também é assunto de um curso da EGDS, voltado a servidores que queiram solicitar a ampliação da licença paternidade de cinco para 20 dias.
“O Conectando Saberes é um espaço que está sendo construído para trocar informações, conhecimentos e debater temas que sejam importantes para os servidores no contexto da Prefeitura, mas também para a sua vida pessoal”, disse a secretária.
Ferrari falou da importância do debate sobre a parentalidade responsável na sociedade, para o bem-estar da criança. “Ter um pai presente é um direito da criança. Nós, como pais, queremos ficar perto dos nossos filhos, mas o mais importante é pensar a diferença que essa presença faz para a criança, em especial nos primeiros dias de vida”, explicou.
A live também abordou a importância de mudar a cultura da sociedade brasileira com relação aos cuidados dos filhos. “Historicamente, a mulher tem o papel de cuidar dos filhos. O curso vem para discutir com os nossos servidores a importância de um papel protagonista do pai na criação dos filhos”, disse Cosmo José Alves.
Quem não pode acompanhar a live, pode acessar o conteúdo no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=1TXUX4Vm6L8). Os servidores também podem acessar a enquete sobre que temas devem ser abordados no curso de Parentalidade Responsável, disponível no https://bit.ly/3Tnkqmn .
A live foi conduzida pela coordenadora da EGDS, Cláudia Praxedes. Ela deixou um convite para que os servidores acessem a página da Escola e que acompanhem as próximas lives. “Este é um projeto em construção e contamos com a participação dos servidores para torná-lo cada vez mais atrativo e com temas que contribuam para a formação de todos”, disse.
Licença Paternidade
A Lei Complementar 314/2021 garante, desde 1º de janeiro de 2022, a ampliação da Licença Paternidade de cinco para 20 dias.
A prorrogação será garantida, na mesma proporção, ao servidor que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção de criança.
Para a prorrogação da licença-paternidade o servidor deverá, obrigatoriamente, requerê-la a partir de janeiro de 2022, participar do Curso sobre Parentalidade Responsável e atender as demais condições que poderão estar previstas em regulamento próprio.