Nossa Cidade
Paróquia São Marcos entrega doações para a Campanha do Agasalho
A Paróquia São Marcos, o Evangelista, doou 537 quilos de roupas e cobertores para a Campanha do Agasalho nesta sexta-feira, dia 27 de maio. A doação ocorreu pela manhã, na sede da igreja e foi entregue pelo padre Antonio Rodrigues Alves. Com mais essa colaboração da comunidade, a Campanha do Agasalho de Campinas chegou à soma de 2 toneladas em doações nesta sexta-feira.
“Quero agradecer esse grande gesto de solidariedade da população. Esse ato cidadão chega em ótima hora, pois o frio tem se intensificado nos últimos dias”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
A Campanha do Agasalho de Campinas havia chegado a 1.481 quilos de doações na quinta-feira, entre roupas e cobertores. A contabilização foi divulgada nesta sexta-feira, dia 27, na véspera da mobilização do Dia D, que ocorrerá no sábado, de 8h às 17h, no Paço Municipal. A mobilização contará com a Defesa Civil, o Exército, a Sanasa, a Guarda Municipal e o Grupo Escoteiro Craós.
Neste ano, a campanha continua priorizando roupas masculinas, pois são as que menos chegam por meio de doações. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos destaca, ainda, para a importância de as peças estarem em bom estado de conservação. As doações podem ser feitas até o dia 31 de julho.
O propósito da Campanha do Agasalho é a distribuição de roupas de inverno e cobertores à população socialmente vulnerável. A Campanha poderá ser prorrogada em caso de necessidade.
Operação inverno
Desde 1º de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos lançou a Operação Inverno, serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua. A Operação Inverno se estende até o dia 30 de setembro. Desde que começou, já foram registrados 1.606 atendimentos, foram distribuídos 2.506 cobertores e realizados 249 encaminhamentos a abrigos municipais.
Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passa a ser das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, as encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas.
Desde a primeira semana do mês, reforçando a ação da Operação Inverno, o Bagageiro Municipal ampliou em mais duas horas o horário de atendimento à população socialmente vulnerável. O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, e funciona, agora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Antes da mudança, o horário de atendimento era até 17h.
Desde 5 de maio, a secretaria ampliou o número de vagas em abrigos para pessoas em situação de rua. Além das 120 vagas já existentes no Samim, foram criadas mais 100 vagas na Casa da Cidadania.