Nossa Cidade
Parques e bosques de Campinas são opções de lazer nas férias
Os 25 parques e bosques espalhados pela cidade oferecem boas opções de lazer para o período de férias escolares. Além de serem espaços de diversão que possibilitam contato com a natureza, o público ainda pode conhecer áreas que carregam um pouco da história dos 250 anos de Campinas, comemorados no último domingo, 14 de julho.
O mais antigo é o Bosque dos Jequitibás, no Centro, criado em 1884, por Francisco Bueno de Miranda, na antiga região do Campo das Caneleiras. Dom Pedro II visitou o local em 1886 e sugeriu que se tornasse de visitação pública.
O espaço foi adquirido pelo município em 1915 e hoje tem mais de 100 mil metros quadrados, repleto de verde, com diversas atrações. Alguns animais circulam livremente pelo parque, como as cotias, tatus, saguis e preguiças.
Há ainda um mini zoológico, a casa do caboclo, playground, pista de corrida, um complexo de museus, composto pelo Museu de História Natural, pela Casa dos Animais Interessantes e pelo Aquário Municipal, e o Teatro infantil Carlito Maia.
Lagoa do Taquaral
O mais famoso parque de Campinas, a Lagoa do Taquaral ou Parque Portugal, foi adquirido pela Prefeitura de Campinas e transformado em parque em 1972.
A área de 630 mil metros quadrados fez parte da antiga Fazenda Taquaral. O parque tem uma lagoa principal e ampla área verde. Entre as atrações estão pedalinhos, quadras poliesportivas; academia coberta de musculação; parquinho de madeira; ginásio de esportes; piscinas; Planetário; Museu do Esporte e a Concha Acústica.