Nossa Cidade
Passeios marcam Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
A Residência Inclusiva Renascer é uma unidade que oferta acolhimento integral para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, prioritariamente beneficiários do BPC, que não disponham de condições de autocuidado, de autossustentabilidade, de retaguarda familiar ou que estejam em processo de saída de instituições de longa permanência. O serviço tem aspecto semelhante ao de uma residência, propiciando segurança na acolhida, com convívio ou vivência familiar, comunitária e social.
“Proporcionar momentos como esses são fundamentais para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência nos espaços da cidade, que, além de ser muito prazeroso, dá a oportunidade de conhecer novos lugares e experimentar novas sensações. Por outro lado, também desperta nas demais pessoas a noção da existência de um público que precisa ser mais acolhido pela sociedade para que se sintam verdadeiramente mais incluídos”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
Na quinta-feira foi realizada uma visita ao viveiro municipal, onde os moradores puderam conhecer o espaço e interagir com a natureza, principalmente com as plantas lá cultivadas observando a importância da preservação e do meio ambiente. Já na sexta-feira, o passeio foi na Lagoa do Taquaral, com passeio de bondinho e visitação à caravela.
A data
Instituída pela Lei nº 13.585/2017, a iniciativa tem como principal objetivo conscientizar a sociedade. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla começa nesta segunda-feira, dia 21, e vai até domingo, dia 28.
Em Campinas, diversas entidades atendem as deficiências intelectuais e múltiplas, dentre elas a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o CAIS (Centro de Apoio e Integração do Surdocego, deficientes e múltipla deficiência), o CESD (Centro Síndrome de Down), o CEI (Centro Educacional Integrado Padre Santi Caprioti), a Fundação Síndrome de Down, a Associação Pestalozzi de Campinas e Sorri Campinas.
De acordo com a projeção populacional para 2021, em Campinas havia 12.863 pessoas com deficiência intelectual/mental, mas o número ainda é bem maior quando agregamos as deficiências múltiplas, que é a combinação de duas ou mais deficiências em cada pessoa.
Dentre os serviços especializados municipais, a Prefeitura dispõe da Residência Inclusiva Renascer que possui 10 moradores, em sua maioria com deficiência intelectual, e mais duas residências inclusivas administradas pela Pestalozzi de Sumaré através de cofinanciamento com a Prefeitura, com mais 20 pessoas, totalizando 30 em nossa cidade. Há também o CRPD – Centro de Referência da Pessoa com Deficiência que atende a todas as deficiências com acolhimento e orientações sobre os direitos das pessoas com deficiência. Esse é um serviço municipal vinculado à Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e funciona na Avenida Anchieta, 343, 1º andar no centro de Campinas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.