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Nossa Cidade

Pátio Municipal tem novo endereço a partir de segunda-feira, 4

Os veículos removidos ao Pátio Municipal de Recolhimento e Guarda passarão a ocupar um novo endereço a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de março. O serviço, atualmente localizado na Vila Industrial, na sede da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), passará a ser realizado na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São José. A mudança ocorre dentro do contexto das transformações promovidas na área do Pátio Ferroviário.
 
Com isso, os veículos que forem apreendidos por infrações de trânsito pela Emdec, Polícia Militar e Guarda Municipal a partir deste sábado, dia 1º de março, deverão ser retirados no novo local. Em relação aos veículos removidos anteriormente, parte deles já terá sido levada do Pátio antigo ao novo, enquanto o restante será transferido dentro dos próximos 30 dias. Durante este período de transição, o proprietário será informado sobre o endereço em que deve retirar o veículo, no momento da tramitação da documentação. Os dias e horários de funcionamento para retirada do veículo no novo Pátio serão de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h.
 
Mas os cidadãos que precisarem do serviço devem ter atenção: a tramitação da documentação necessária à liberação dos veículos apreendidos continuará sendo realizada pela equipe da Emdec, na Vila Industrial. Por isso, é importante que os usuários priorizem resolver a documentação pelos meios digitais da Emdec, indo ao Pátio apenas para a retirada do veículo, poupando tempo e ganhando agilidade. Isso porque, se optarem por solucionar a documentação presencialmente, poderão ir a dois endereços diferentes: deverão comparecer à Rua Antônio Manoel, 50, Vila Industrial, para esta primeira etapa; e, depois, retirar o veículo no local indicado, com a possibilidade de o veículo já estar no novo Pátio, no Jardim São José.
 
Documentação pode ser resolvida sem sair de casa
 
Desde março de 2023, já é possível resolver toda a parte documental para a liberação de veículos apreendidos no Pátio pelo Chatbot da Emdec. Pelo WhatsApp da empresa (19) 3731-2910, o serviço está disponível desde julho. Optando por este meio de atendimento, o proprietário ou procurador pode comparecer ao Pátio apenas para a retirada do veículo, sem precisar de senha ou enfrentar fila, em processo que costuma durar poucos minutos.
 
Em 2023, 6.431 veículos foram recolhidos ao Pátio Municipal, e 5.835 foram liberados até dezembro. Com o alto volume de atendimento, os canais digitais são uma alternativa para quem quer poupar tempo.
 
Durante o ano passado, desde o lançamento das ferramentas digitais pela Emdec, os atendimentos realizados pelo WhatsApp relacionados ao Pátio superaram os voltados a multas, por exemplo. Foram 2.227 contatos sobre veículos apreendidos. Outros 76 foram realizados via Chatbot.
 
No entanto, Celso Lima, coordenador da área de Operação e Controle de Pátio da Emdec, alerta que há condutores que apenas usam a ferramenta para buscar informações sobre a liberação, optando pelo atendimento presencial, em vez de finalizar o processo pelos canais digitais. A escolha pode custar mais tempo ao usuário, que precisa retirar senha no local e aguardar o atendimento. E agora, com a mudança de endereço do Pátio, optar pelo atendimento presencial também poderá causar a ida a dois endereços diferentes.
 
Ele ressalta que também é comum que o proprietário busque o atendimento presencial com algum documento faltando, o que faz com que tenha que retornar em outro momento ou dia posterior, causando uma nova cobrança de estadia.
 
Em contraponto, quando a liberação é realizada pelos canais digitais, o usuário passa pouco tempo presencialmente no Pátio. “Chegamos a ter um atendimento on-line que o proprietário agendou a retirada do carro às 10h aqui no Pátio e às 10h20 já estava na rua com ele”, lembra Celso.
 
Saiba como usar o atendimento on-line do Pátio
 
Quem teve um veículo recolhido ao Pátio pode entrar em contato pelo WhatsApp da Emdec, pelo número (19) 3731-2910, ou pelo Chatbot, disponível no site da empresa (www.emdec.com.br), em ícone no canto inferior direito, com ilustração de um agente da mobilidade urbana.
 
Em ambas as ferramentas, o atendimento inicia de forma automatizada e é finalizado de forma humanizada, por colaborador especializado da própria Emdec, no período das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, mesmo horário do atendimento presencial. Após esse horário, o usuário também será atendido pela Central de Atendimento. O horário é o mesmo para atendimento presencial, para a tramitação de documentação, na Vila Industrial.
 
Durante o processo, é possível tirar dúvidas, além de anexar e receber arquivos de imagem e documentos em formato PDF que sejam necessários para a liberação do veículo retido.
 
Outros serviços oferecidos pelo WhatsApp e Chatbot
 
Tanto o WhatsApp quanto o Chatbot foram soluções contratadas pela Emdec junto à Informática de Municípios Associados (IMA), como parte do processo de aperfeiçoamento do Fale Conosco Emdec. 
 
Além do atendimento relacionado ao Pátio, os dois canais digitais oferecem serviços sobre multas, consulta de linhas e PAI-Serviço. Em 2023, o WhatsApp registrou 35,6 mil atendimentos. Já o Chatbot, 1.391.
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