Nossa Cidade
Personagens de Guerra nas Estrelas levam tarde de descontração ao Mário Gattinho
A Unidade Pediátrica Mário Gattinho recebeu, neste sábado, 19 de outubro, a visita dos personagens dos filmes Guerra nas Estrelas, que levaram às crianças uma tarde de alegria. Pais, funcionários, as crianças internadas e as que estavam em atendimento no pronto-socorro tiraram muitas fotos ao lado dos integrantes da saga intergaláctica.
O grupo de cosplay integra a organização global 501st Legion, conhecida como Vader’s Fist ou Legião 501, formada por fãs de Guerra nas Estrelas de 80 países e que utiliza a paixão pela saga para realizar ações filantrópicas em comunidades ao redor do mundo.
“Foi uma surpresa enorme e feliz. Acho até que os pais se divertiram mais que as crianças. É uma ação muito importante trazer essa descontração e alegria para o hospital”, disse José Cláudio Neves de Almeida, pai de João Vitor, de 14 anos, internado na unidade.
Paulina dos Santos, mãe de Alisson, de 6 anos, disse que foi uma surpresa muito grande a visita. “Está sendo uma tarde maravilhosa e a presença deles ajuda as crianças a distraem, a ficarem mais calmas. Foi uma ótima ideia”, afirmou.
A presença do R2-D2, o simpático robô da saga, foi uma atração à parte, com “traje” rosa como o símbolo do grupo pela causa do câncer infantil.
A presença do grupo no Mário Gattinho é uma das ações que foram programadas para o Mês da Criança na Rede. “A proposta foi trazer momentos de relaxamento, alegria e dar um novo sentido em um espaço hospitalar”, disse a coordenadora da área de Humanização da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, Lucimeire Martini.
Personagens
O grupo, comandado por Luiz AzzaMaster, é responsável pelas atividades no Estado de São Paulo. Segundo ele, o grupo tem 40 integrantes de diferentes profissões. Na região de Campinas, o grupo visita entidades, participa de caminhadas de conscientização do autismo e faz visitas em apoio as mais diversas causas sociais.
Um dos principais pontos do 501st é a precisão e autenticidade de seus trajes. Os membros dedicam tempo e esforço para garantir que cada detalhe corresponda fielmente às representações cinematográficas.
O fã clube foi fundado em 1997 nos Estados Unidos e, inicialmente, concentrou-se na recriação de trajes do Império Galáctico, especificamente das tropas de stormtroopers. Desde então, expandiu-se para incluir uma variedade de trajes de personagens imperiais dos filmes.