Nossa Cidade
Pessoas em vulnerabilidade recebem dose adicional de vacina contra a covid
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Consultório na Rua do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, iniciou nesta segunda-feira, dia 10, a aplicação da dose adicional da vacina contra a covid para pessoas em situação de vulnerabilidade. A previsão é aplicar cerca de 1.900 doses adicionais, além de fazer complementação da situação vacinal de quem não tomou a primeira ou a segunda. A ação também é realizada pelas equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Campinas.
No primeiro dia de trabalho foram vacinadas 25 pessoas, sendo 23 com doses adicionais, uma com primeira dose e outra com segunda, nos abrigos Antonio Fernando e Nossa Casa.
O objetivo da ação segundo a coordenadora do Consultório na Rua, Alcyone Apolinário Januzzi, é atender às pessoas em situação de vulnerabilidade, que têm dificuldade para realizar o agendamento ou se direcionar até um local de vacinação, garantindo também a imunização completa a elas. “É uma estratégia que foi adotada em 2021, para aplicação da dose única e que, agora, também está sendo aplicada para levar a dose adicional a essa população, além de atender aqueles que ainda não haviam tomado a primeira ou a segunda dose”.
A previsão é terminar a aplicação das doses até o final da próxima semana, abrangendo abrigos de Campinas e pontos percorridos pela equipe do serviço. Nesta terça-feira, dia 11, a ação ocorrerá na Casa Efraim, em ruas do bairro Taquaral e região da Avenida Norte-Sul. Outros abrigos do município também serão atendidos até esta sexta-feira, dia 14.
Entre os pontos que ainda serão contemplados estão o Largo do Pará, Catedral (aplicação de doses no Centro Pop) Terminal Metropolitano, Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante (Samin), Casa da Cidadania e também próximo à Estação Cultura. A vacinação ocorre sempre durante o dia, de segunda a sexta-feira, e inclui pessoas em situação de rua e profissionais do sexo.
O Consultório na Rua é um equipamento da Saúde que atende pessoas em situação de vulnerabilidade em pontos fixos e móveis. É composto por uma equipe multidisciplinar que conta com médicos, psicólogo, assistentes sociais, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional e redutores de danos. O foco do atendimento é fazer a adesão da saúde tanto na prevenção quanto no cuidado de doenças existentes.