Nossa Cidade
PIC participa de lançamento de guia para implementação de parques naturalizados
O Plano Primeira Infância Campineira (PIC) realizou nesta sexta-feira, 17 de maio, o lançamento de um guia para implementação de parques naturalizados voltado a gestores públicos. O evento aconteceu no Prédio do Relógio (Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro), onde é realizado o Campinas Decor 2024, no complexo do Pátio Ferroviário.
“É uma forma de chamar atenção de gestores para esse conceito de parque naturalizado e toda a importância que ele tem para o desenvolvimento da criança”, explica o coordenador do PIC, Thiago Ferrari.
O guia “Caminhos para a Implementação de Parques Naturalizados” teve apoio do PIC e foi produzido pelo Instituto Alana junto com a Fundação Van Leer, organizações sociais que atuam em ações direcionadas à primeira infância e incentivam o contato das crianças com a natureza.
“Os estudos mostram a importância do desemparedamento das infâncias atualmente, em função das questões relacionadas ao extremo uso de telas. A Sociedade Brasileira de Pediatria já indica que algumas crianças têm apresentado transtorno de déficit de natureza”, explica a arquiteta Dayana Araújo, do Instituto Airumã, que escreveu o guia com a socióloga Karina Tollara.
O material está disponível para baixar neste link (https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2024/03/guiaPN_final_acessibilidade.pdf). O lançamento do guia aconteceu no Pátio Naturalizado do Campinas Decor 2024, que foi construído especialmente para a primeira infância. O espaço leva em conta o tamanho de crianças de até seis anos.