Nossa Cidade
Plano de Contingência para enfrentar a Covid é entregue ao prefeito eleito
O Plano de Ação para o Enfrentamento da Intensificação da 1ª onda de Covid-19 em Campinas (fase 2 do Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus), ou Plano de Contingência, foi apresentado na live do prefeito Jonas Donizette nesta sexta, dia 11, e entregue ao prefeito eleito de Campinas, Dário Saadi.
“É um plano muito completo que aborda não somente a saúde mas todo o espectro de ações da Prefeitura na questão do combate à pandemia”, disse o prefeito Jonas Donizette.
O prefeito também parabenizou na figura do secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, todos os profissionais envolvidos na elaboração do plano. O mesmo foi feito pelo prefeito eleito, Dário Saadi, que destacou que a “Secretaria de Saúde em Campinas teve uma atuação exemplar no comando da cidade na reação à pandemia e principalmente nas demandas de internação e de todos os atendimentos de saúde exigidos. Entendemos que Campinas já era uma referência e isso só foi reforçado (durante a pandemia) no setor público e privado”.
A apresentação do plano foi feita pelo secretário de Saúde, Carmino de Souza. O plano já está disponível no site https://covid-19.campinas.sp.gov.br/ e foi reunido em um documento com 85 páginas com critérios que são preconizados pelo Ministério da Saúde e organizações internacionais da área.
O novo Plano de Contingência começou a ser elaborado em novembro e contou com a participação de 15 secretarias, três autarquias, Gabinete do Prefeito e Defesa Civil. O documento traz as ações que cada pasta deve colocar em prática no caso de um crescimento dos números da doença.
O Plano de Contingência pretende prevenir a disseminação do vírus e estabelecer medidas que permitam a manutenção da prestação de serviços essenciais numa possível mudança de cenário epidemiológico em campinas, garantindo continuidade ou readequação das ações desenvolvida por cada órgão para o enfrentamento à covid-19. Pretende, também, controlar os riscos identificados e atribuir responsabilidades e prazos a cada pasta envolvida.
O documento estabelece as ações e também os recursos para sua realização. “Para cada ação de governo que fazemos, nós temos que saber que temos que ter dinheiro, orçamento e pessoas envolvidas. A capacidade do sistema de saúde é um desafio porque temos que ir adaptando ao momento e acompanhando a evolução da epidemia”, disse o secretário de Saúde.
Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 152 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com Covid-19, sendo 74 leitos de UTI e 78 de enfermaria.
O documento foi concluído na quinta-feira, 10 de dezembro, pelo Comitê Municipal de Enfrentamento da doença. O comitê se reúne toda semana e na última reunião houve a presença dos médicos Lair Zambon e Sérgio Bisogni que assumirão a Secretaria de Saúde e a presidência da Rede Mário Gatti, respectivamente. “Preparamos um material para eles, com o objetivo de que estejam absolutamente informados e envolvidos desde o primeiro momento”, afirmou Souza.
Cabe à Saúde monitorar os números referentes ao coronavírus e ao Comitê de Enfrentamento monitorar os alertas para que cada secretaria tome as medidas estabelecidas no plano de contingência.
Para coibir aglomerações e desrespeito às normas previstas em decreto, principalmente neste período, as fiscalizações realizadas pela Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Procon e Guarda Municipal estão sendo intensificadas.
A Saúde está ampliando o número de leitos por meio da abertura em hospitais públicos e renovação de contratos com unidades hospitalares da rede privada, além do credenciamento de novos leitos. Atualmente, os procedimentos eletivos estão sendo realizados e a suspensão acontecerá caso haja necessidade. Outras medidas estão previstas para o caso de crescimento da doença.
Alerta para festas
Campinas está em alerta com relação às confraternizações de final de ano e recomenda fortemente que as pessoas evitem festas e aglomerações. Há preocupação com os jovens, que contraem a doença e infectam os pais, avós e outros familiares.
A Saúde ressalta que as comemorações, ainda que em família, sejam realizadas com poucas pessoas, sempre respeitando as recomendações do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento.
Sobre a elaboração do Plano
Participaram da elaboração do plano as secretarias de: Saúde (Incluindo a Rede Mário Gatti); de Governo; Relações Institucionais; Administração; Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Assuntos Jurídicos; Comunicação; Cultura; Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo; Educação; Esportes e Lazer; Gestão e Controle; Recursos Humanos; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Além do Gabinete do Prefeito; Emdec; Defesa Civil; Setec e Fumec/Ceprocamp.