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Plano de Segurança Viária estipula ações para salvar vidas no trânsito pelos próximos 10 anos

Em 2032, a taxa de fatalidade no trânsito de Campinas será igual ou menor a 3,38 mortes por 100 mil habitantes, o que equivaleria a 903 vidas salvas em 10 anos. Essa é a meta estabelecida pelo Plano de Segurança Viária (PSV), lançado nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Transportes (Setransp) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O decreto que institui o compromisso para reduzir mortes e lesões nas vias urbanas e rodovias foi assinado pelo prefeito Dário Saadi durante a cerimônia e deve ser publicado no Diário Oficial do Município na segunda-feira, 19 de fevereiro. A ação faz parte das comemorações de 250 anos de Campinas.
 
O documento estabelece as políticas públicas de segurança viária a serem adotadas pelo município pelos próximos 10 anos para a construção de deslocamentos seguros, sustentáveis e acessíveis para todas as pessoas. A elaboração teve o apoio da Secretaria da Saúde, do Samu, do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), da Vital Strategies e do WRI Brasil.
 
O prefeito Dário Saadi destacou que “Campinas é a nona cidade do País em número de veículos. Como médico, sei que a dor da perda por um acidente de trânsito é terrível, principalmente para as famílias. Parabenizo a toda a equipe pela coragem de construir um plano com metas tão ousadas. Vamos evitar mais de 900 mortes e mais de 900 dramas. Que Campinas seja referência em 2032 na redução das mortes no trânsito”.
 
“Estamos falando de salvar vidas, é um plano audacioso. Esse trabalho já começou, com esforços em campanhas educativas, obras de geometria e em pontos de acidentalidade, além da instalação de 18 radares em vias que mais concentraram os sinistros. E, num raio de 300 metros dos novos radares, nenhuma morte foi registrada. Com uma das campanhas, a JBD Morte Zero, conseguimos reduzir os óbitos no trânsito. Em 2021, foram 13 mortes, em 2022, foram oito e, em 2023, seis óbitos foram registrados”, disse o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
 
A meta estabelecida prevê taxas de fatalidade no trânsito com valor igual ou menor a 3,38 mortes por 100 mil habitantes, sendo 1,47 em vias urbanas e 1,91 em rodovias. Com isso, estima-se que 903 vidas seriam salvas entre até 2032, sendo 526 vidas salvas nas vias urbanas e 377 nas rodovias. O plano também fixa metas específicas de redução dos índices de mortes dos usuários mais vulneráveis: 1,16 pedestres a cada 100 mil habitantes e 0,91 motociclistas a cada 100 mil habitantes.
 
Ao prever a redução pela metade da taxa municipal de mortes por grupo de 100 mil habitantes num horizonte de 10 anos, o PSV se alinha ao compromisso global da Década de Ação para Segurança Global no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), e nacional, do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
 
“Este plano, construído de forma colaborativa e fundamentado em evidências, serve como um modelo para toda a América Latina. Define o planejamento para que o município alcance metas globais de redução de acidentes para salvar 903 vidas. Parabenizamos o município pelo enfrentamento deste tema de forma efetiva”, afirmou a Coordenadora Local da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, Paula Bianchi.
 
Seis eixos de ações para salvar vidas
 
O PSV campineiro contempla seis eixos, metas específicas e prazos de execução para cada um deles: Gestão e Coordenação; Mobilidade e Vias Seguras; Fiscalização; Dados e Evidências; Comunicação e Educação; e Atendimento às Vítimas. São 81 ações, 249 produtos e 25 objetivos estratégicos.  
 
Os eixos foram apresentados pela Gerente de Educação para Mobilidade da Emdec, Roberta Mantovani. “Campinas é a quarta cidade no país que implanta um plano de segurança viária. Com ações intersetoriais, pretendemos salvar 903 vidas”, destacou.
 
Construção em conjunto
 
A construção do Plano de Segurança Viária de Campinas envolveu especialistas em mobilidade urbana, gestores e técnicos da Emdec e de diversas secretarias e órgãos da Administração municipal, organizações da sociedade civil e os cidadãos. Entre julho e setembro, foram realizadas 15 oficinas que somaram 161 participantes de diversas instituições.
 
Por meio de formulários eletrônicos e físicos, espalhados em terminais urbanos, a população pôde apresentar sugestões por meio de uma consulta pública aberta em outubro e aquelas que estavam alinhadas com os objetivos de segurança viária foram incorporadas ao plano final.  
 
Óbitos no trânsito campineiro
 
Em 2022, quando 151 pessoas perderam a vida no trânsito, foram 13,26 óbitos a cada 100 mil habitantes. Nos últimos 10 anos, 1.522 pessoas perderam a vida nas vias urbanas e rodovias de Campinas.
 
Dados preliminares apontam que, em 2023, foram registradas 160 mortes no trânsito entre janeiro e dezembro de 2023, sendo 73 no eixo urbano, 82 em rodovias e em outros cinco casos não foi possível identificar o local do acidente.
 
Realizado na Sala Azul do Paço Municipal, o lançamento do PSV também contou com a presença do secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires, da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas, Andrea Von Zuben; do representante da Câmara Municipal, vereador Major Jaime; do Analista Sênior de Mobilidade Ativa do WRI Brasil, Reynaldo Mello Neto; do representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Paulo Henrique Hermínio; e do Tenente Coronel Kleber de Oliveira, comandante do Sétimo Grupamento de Bombeiros; além de técnicos e gestores da Emdec.
 
Todas as informações sobre o Plano de Segurança Viária de Campinas podem ser consultadas no endereço www.emdec.com.br/psv.

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