Connect with us

Nossa Cidade

Plano Local de Ação Climática tem 1ª reunião participativa com moradores da região do Anhumas

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) promoveu nesta quinta-feira, 30 de novembro, a primeira oficina participativa para elaboração do Plano Local de Ação Climática (PLAC). O encontro foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) Recanto Anhumas, no Jardim Madalena, e contou com a participação dos moradores da região.

A oficina teve por objetivo colher a percepção da população local sobre os efeitos das mudanças climáticas no território, além de levantar propostas de melhorias prioritárias referentes às questões ambientais para a região. 

A primeira oficina contou, ainda, com a participação de representantes do Coletivo Anhumas Resiste e do Coletivo Cuidadores da APP Jardim Miriam. Parceiros da SVDS, alunos da Labeduc do Cepagri (Unicamp) desenvolveram a metodologia participativa aplicada no encontro.

Na ocasião, alunos da Faculdade  de Arquitetura da PUC Campinas entregaram  ao secretário  da SVDS, Rogério  Menezes, um estudo com a proposta  de implantação de um Parque Linear no Ribeirão Anhumas, além de sugestões de melhorias no bairro. 

O debate recebeu apoio técnico de representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SMPDU), Companhia de Habitação Popular (Cohab) de Campinas, e da presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Maria Helena Novaes Rodriguez.

Para Rogério Menezes, o Planeta está entrando num período de urgência climática e o impacto dessas mudanças já é sentido nas cidades. 

“Enquanto o prefeito Dário Saadi está na COP 28, cuidando dos debates do Planeta, nós estamos aqui nesta oficina cuidando da Bacia do Anhumas e discutindo como a gente adapta a cidade para o aquecimento global, implementando ações para uma Campinas resiliente e sustentável”, destaca o secretário.

Na próxima terça-feira, 5 de dezembro, será realizada a segunda oficina participativa do PLAC, às 9h, no CEU Estação Cidadania Cultura Thais Fernanda  Ribeiro, na rua Demerval da Silva Pereira, Vila Esperança.

Sair da versão mobile