Connect with us

Nossa Cidade

Poder Público e setor imobiliário debatem a requalificação do Centro

O prefeito Dário Saadi participou do ciclo de palestras Secovi-SP de Campinas, sindicato do setor imobiliário, na manhã desta terça-feira, 22 de março, no Royal Palm Plaza Resort. O foco foi a discussão sobre a requalificação da região central. 

“O centro é um desafio urbanístico para prefeitos em geral. A região central das cidades é complexa. Por isso, trabalhar e discutir estas ações em conjunto, como estamos fazendo agora, é um passo importante para avançar no planejamento”, disse o prefeito Dário Saadi, que destacou importantes ações do Paes (Programa de Ativação Econômica e Social) como a Lei de Incentivos Fiscais e a Lei dos Galpões.

A principal palestra foi da secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat, que apresentou “Requalificação do Centro de Campinas”. O projeto faz parte do plano de governo e metas da administração para requalificar o centro de Campinas sob vários aspectos. 

“Estamos apresentando a metodologia do plano de recuperação e requalificação da área central, tendo como base os principais eixos que são as pessoas, o meio ambiente e a economia. O intuito é atrair pessoas para o centro, trabalhar para que a área seja um local de permanência, requalificar os espaços públicos, criar um ambiente de inovação, incluir e trazer de volta atividades para o centro, para que seja um espaço de negócios, comércio e convívio”, disse a secretária.

A diretora regional do Secovi Campinas, Kelma Camargo, afirmou que a parceria entre a entidade e a Prefeitura de Campinas é fundamental para estudar a requalificação do Centro de Campinas. O Secovi já apresentou à Prefeitura, em outra ocasião, o caderno de sugestões “Requali Centro Campinas”, com diversas propostas para a região central da cidade.

Mais dois convidados apresentaram experiências de sucesso relacionadas ao assunto, o CEO da Urban Systems, Thomaz Eduardo Barbosa Assumpção, que fez uma explanação sobre a revitalização do centro de Vitória, no Espírito Santo; e o sócio e diretor de Planejamento Urbano da Urban Systems, André Cruz, para colaborar com as perguntas e o debate no final. A Urban Systems é uma consultoria de mercado e negócios com projetos em mais de 800 cidades do Brasil.

Participaram também do evento os secretários de Finanças, Aurílio Caiado; de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi; presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior; o presidente da Câmara Municipal de Campinas, o vereador Zé Carlos; os vereadores Carlinhos Camelô, Arnaldo Salvetti e Paulo Gaspar.  

Sair da versão mobile