Nossa Cidade
Poder transformador da educação dá o tom na formatura da EJA anos iniciais
Celebrando o esforço e a dedicação de quem supera obstáculos para iniciar ou retomar seus estudos, foi realizada na noite desta quarta-feira, 20 de dezembro, a cerimônia de formatura e a entrega de certificados de 200 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Anos Iniciais da Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec) e do Programa Consolidando a Escolaridade, no Centro de Convenções da Secretaria Municipal de Educação (SME), localizado no Jardim do Vovô.
Também integraram a cerimônia o diretor executivo da Fumec, Ary Pissinatto (representando, respectivamente, o prefeito Dário Saadi, e o secretário municipal de Educação José Tadeu Jorge), o gerente de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, José Batista de Carvalho Filho, o supervisor educacional Antonio Donizeti Leal, além de toda a equipe pedagógica e administrativa da EJA anos iniciais.
Cerca de 800 pessoas, entre familiares e amigos dos formandos, participaram do evento, que celebrou conquistas e foi marcado pela emoção dos alunos e convidados. “A EJA é uma oportunidade de crescimento pessoal e transformação social”, afirmou, em seu discurso, o diretor executivo da Fumec.
Ary Pissinatto lembrou, ainda, os desafios enfrentados por quem decide retomar seus estudos após um período de interrupção. “Cada um tem de superar suas próprias barreiras e resistir diante dos obstáculos.”
O diretor executivo da Fumec reafirmou o poder libertador da educação. “Vemos que cada cidadão tem em mãos uma ferramenta essencial para alcançar sonhos e aspirações”, ressaltou.
O gerente de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, José Batista de Carvalho Filho, agradeceu o apoio da família para que cada formando conquistasse seus objetivos. “Celebramos a superação de obstáculos.” Batista também agradeceu o apoio e o investimento do governo Dário Saadi na educação de jovens, adultos e idosos.
Representando os formandos, o aluno Josinaldo Miguel da Silva recebeu o certificado das mãos do diretor executivo da Fumec. As alunas Maria de Lourdes Alípio Esperança e Marinez Mendes Morais, cujos textos constam na publicação Letra Viva, que reúne textos de alunos da rede municipal e EJA, foram homenageadas e autografaram exemplares, que foram dados de presente ao prefeito Dário Saadi, ao secretário de Educação, José Tadeu Jorge e ao diretor executivo da Fumec, Ary Pissinatto
Incentivo
Os estudantes que encerram este ciclo recebem chromebooks, entregues como incentivo pela retomada dos estudos. A entrega foi aprovada pelo conselho administrativo da Fumec para atender às necessidades tecnológicas dos alunos, e como forma de reconhecer e celebrar a conclusão dos estudos por parte dos alunos da EJA, apoiando suas trajetórias educacionais.
Sobre a EJA Anos Iniciais
A Fumec registrou, ao longo do ano de 2023, cerca de 3,5 mil matrículas na modalidade de EJA Anos Iniciais, no programa consolidando a escolaridade (reforço de português e matemática), no programa de educação ampliada ao longo da vida (pessoas que apresentam um ou mais tipos de limitação no processo de aprendizagem) e, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, no contraturno escolar, os alunos do ensino fundamental, com dificuldades de aprendizagem.
As aulas são ministradas de forma descentralizada, em 86 locais, e 104 salas de aula distribuídas nas cinco regiões de Campinas.