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Ponto mais crítico para acidentes em Campinas, em marginal da JBD, receberá intervenções
Primeira colocada em ranking de “50 Pontos Críticos” de acidentalidade em Campinas, a região do cruzamento entre a Rua Tom de Araújo, marginal da Avenida John Boyd Dunlop (JBD), e a Avenida Prof. Mário Scolari receberá intervenções para a transformação da segurança viária local. Após estudos e testes, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) adotará as medidas de forma permanente, em obras que terão início na segunda-feira, dia 5 de junho, com previsão de duração de duas semanas, a depender das condições climáticas.
O ranking foi criado pela Emdec, e aponta locais onde sinistros (acidentes) ocorrem com mais frequência. Com base em dados atualizados, entre janeiro de 2018 e abril de 2023, nesta localidade, foram registrados 99 sinistros: um com vítima fatal; 48 com vítimas, sem óbito; 46 sem vítimas; além de quatro atropelamentos sem óbitos.
Com a elaboração do ranking, equipes técnicas da Emdec e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) fizeram vistorias na região, a partir de março de 2022, sendo a última realizada em 3 de maio de 2023. Ao longo deste período, foram elaborados estudos e recebidas recomendações da BIGRS. A Emdec construiu projeto e plano de ação com medidas de moderação de tráfego para o local. No dia 26 de maio, foi realizado o último teste, com simulação das intervenções.
Foram planejadas, simuladas e aprovadas, em ações operacionais com agentes da mobilidade urbana, três tipos de intervenções, com os seguintes objetivos:
Fazer condutores reduzirem a velocidade nas esquinas, no acesso de uma via para a outra.
Diminuir o risco de colisão nas conversões.
Ação – Será implantado sentido único nas ruas Prof.ª Olga Álvares Schreiner (com sentido rumo à rua Tom de Araújo) e Josepha Júlia Doval de Oliveira (com sentido rumo à rua Dr. Dante Erbolato). Em ambas, a alteração ocorre no trecho entre a Tom de Araújo e a rua Dr. Dante Erbolato.
Diminuir o risco de colisão nas conversões, além de tornar o trecho a ser atravessado pelos pedestres mais curto, o que diminui a exposição a sinistros.
Durante a simulação dessas obras geométricas, foi constatado que os motoristas passaram a realizar manobras de acordo com os objetivos de segurança viária, sem impactos consideráveis no percurso.
As intervenções serão acompanhadas pela implantação e manutenção de sinalizações horizontais e verticais, para esclarecer os condutores e pedestres.
Nesta segunda-feira, 5 de junho, apenas serão necessários bloqueios parciais para início das obras, sem alterações no tráfego local. Durante as obras, agentes da mobilidade urbana monitorarão a região e orientarão condutores e pedestres.