Nossa Cidade
Pontos críticos de acidentes de trânsito terão ações educativas nesta semana
Nesta semana, três dos “50 Pontos Críticos” de acidentalidade de Campinas receberão abordagens educativas da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A iniciativa, que já vem sendo realizada pela área de Educação para Mobilidade da empresa, será levada aos eixos das avenidas John Boyd Dunlop, Ruy Rodriguez e Andrade Neves, de terça a quinta-feira, dias 29 a 31 de agosto, respectivamente.
Criado pela Emdec para nortear ações em prol da segurança viária, o ranking dos “50 Pontos Críticos” aponta locais onde sinistros (acidentes) ocorrem com mais frequência.
Primeiro colocado entre os 50, o ponto que compreende os cruzamentos entre a marginal da avenida John Boyd Dunlop (rua Tom de Araújo), avenida Prof. Mário Scolari e rua Josepha Julia Doval de Oliveira receberá a ação educativa na terça-feira, dia 29, das 7h às 9h.
Já a região dos cruzamentos da avenida Ruy Rodriguez, rua Antonia Ceregatti Albieri e rua Celeste, quinta colocada no ranking, terá abordagens na quarta-feira, dia 30, das 7h às 9h.
E a sétima colocada no ranking, a região dos cruzamentos da avenida Andrade Neves, avenida Barão de Itapura e rua Saldanha Marinho, será alvo da equipe de educação na quinta-feira, dia 31, das 11h às 13h.
Durante a ação, todos os atores da mobilidade urbana são abordados: pedestres e condutores de veículos diversos. A população que circula nos locais será orientada pela equipe sobre comportamentos seguros no trânsito.
A depender das condições climáticas, as ações poderão ser reagendadas.
Intervenções viárias
As ações educativas são um dos esforços para mudar a realidade nos locais que integram o ranking. Além delas, a Emdec vem realizando vistorias e estudos para a elaboração de projetos, com intervenções viárias que possam mudar comportamentos.
Exemplo disso é ponto que consta como 1º colocado no ranking, que receberá a ação educativa nesta terça-feira, 29 de agosto, e vem passando por intervenções para a transformação da segurança viária, após vistorias realizadas pelas equipes técnicas da Emdec e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e um período de testes.
As alterações no entorno da rua Mário Scolari têm três objetivos principais: fazer condutores reduzirem a velocidade nas esquinas; diminuir o risco de colisão nas conversões; e tornar mais curto o trecho a ser atravessado por pedestres.
Entre janeiro de 2018 e abril de 2023, nesta localidade, foram registrados 99 sinistros: um com vítima fatal; 48 com vítimas, sem óbito; 46 sem vítimas; além de quatro atropelamentos sem óbitos.