Connect with us

Nossa Cidade

População tem até 18 de agosto para sugerir prioridades na Lei Orçamentária Anual

População tem até 18 de agosto para sugerir prioridades na Lei Orçamentária Anual

A Secretaria de Finanças disponibilizou o formulário on-line para a população sugerir as prioridades para a criação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2024. A consulta termina no dia 18 de agosto. A LOA é elaborada pelo Poder Executivo e estima as receitas que o governo espera arrecadar e fixa as despesas que serão realizadas pelo município em 2024. O projeto será enviado para a Câmara Municipal no dia 29 de setembro.

A participação da sociedade civil na elaboração do orçamento está prevista no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, no quesito i-Plan, que avalia se a implementação das ações está de acordo com o planejado e os recursos empregados em todas as prefeituras paulistas.

De acordo com o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, a participação conjunta da sociedade civil com o poder público no planejamento orçamentário é fundamental na elaboração da LOA. “O acompanhamento e as sugestões da população aprimoram o retorno desse orçamento na prestação dos serviços públicos. A consulta é um importante instrumento de diálogo com a sociedade”, explica o secretário.

A população também já apontou as demandas prioritárias no ano passado em 26 assembleias realizadas pelo Conselho do Orçamento Cidadão.

Consulta

As pessoas que quiserem contribuir com sugestões para o orçamento cidadão devem acessar o site https://portal.campinas.sp.gov.br/loa.

As prioridades apontadas podem ser conferidas em tempo real pelo site https://portal.campinas.sp.gov.br/dashboard-loa que contém, inclusive, o histórico dos anos anteriores.

Para o orçamento de 2023, a Prefeitura recebeu no ano passado 1.596 sugestões, sendo as áreas apontadas como prioritárias a Cultura, com 316 indicações, seguida da Saúde, com 198.

Sair da versão mobile