Cultura & Lazer
Pré-carnaval continua no final de semana com blocos no centro e em bairros
O Carnaval em Campinas prossegue neste final de semana com 12 blocos que vão levar a Festa de Momo para o centro da cidade, para os distritos de Barão Geraldo, Sousas e pelas ruas do Cambuí, da Vila Industrial e São Bernardo. Os foliões vão poder se divertir com as marchinhas, maracatu, bloco de cães e os blocos mais antigos e tradicionais do município.
A animação começa no sábado, dia 11, a partir das 12h, com três blocos que passarão pelas principais praças do centro da cidade: Cordão do Félix, na Praça Carlos Gomes; Bloco Rua, na Praça Bento Quirino; e o Bloco do Cartola, que desce a Rua 13 de Maio e se concentra na Praça Rui Barbosa. Na parte da tarde, a festa continuará às 16h, em Sousas, com o Cordão Escuta o Cheiro. Confira a programação completa deste final de semana abaixo.
No domingo serão oito blocos, três deles em Barão Geraldo, um em Sousas, dois no Cambuí, um na Vila Industrial e um no São Bernardo. Na programação, blocos tradicionais e referência do Carnaval de rua de Campinas, como o Berra Vaca, Nem Sangue Nem Areia e o Reunidos na Hora. O bloco Maracatucá traz a cultura do maracatu para quem curte a pluralidade da festa de Momo.
O Carnaval da Retomada em Campinas está sendo realizado após uma pausa de dois anos imposta pela pandemia. Serão 59 desfiles de blocos pelas ruas da cidade, um aumento de cerca de 35% em relação ao último Carnaval de Campinas, que ocorreu em 2020, quando 44 blocos saíram às ruas.
“Esse vai ser um Carnaval marcado pela alegria, uma festa movida pelas tradições populares. Teremos uma grande diversidade de atrações pela cidade, com blocos que vão motivar muita gente para se divertir nas ruas, com todo conforto e segurança”, diz a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli. Ela ressalta que o Carnaval envolveu o planejamento de todos os órgãos da Prefeitura, contando com todo aparato para garantir infraestrutura, segurança pública, condições sanitárias, limpeza urbana e monitoramento de trânsito durante o evento.
Para o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, com o mapeamento realizado neste ano, foi possível perceber uma nova dinâmica das manifestações culturais da população de Campinas. “O Carnaval dos blocos de rua se tornou a forma mais comum de cair na folia. Teremos vários tipos de blocos na cidade. Um exemplo é o Vai Que Vai, que acontece no bairro São Bernardo, bairro com longa tradição de samba; e outro exemplo é o Bloco do Bob, que reúne os cachorrinhos e suas famílias nas ruas do Cambuí”, explica Rapassi.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo conta com o apoio da Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Cimcamp, Emdec, Setec, Samu, Sanasa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária na realização do Carnaval de Campinas.
Programação
Sábado (11/02)
Cordão do Félix
Local: Praça Carlos Gomes – Centro
Horário: 12h às 21h
Bloco Rua
Local: Praça Bento Quirino – Centro
Horário: 12h às 18h
Bloco do Cartola
Local: Rua 13 de Maio, próximo à Estação Cultura – Centro
Horário: 12h às 18h
Cordão Escuta o Cheiro
Local: Rua Antônio Prado, 880 – Sousas
Horário: 16h às 19h
Domingo (12/02)
Barão Folia
Local: Rua Roxo Moreira – Cidade Universitária – Barão Geraldo
Horário: 12h às 20h30
Bloco Maracatucá
Local: Praça do Coco – Barão Geraldo
Horário: 14h30 às 17h
Bloco Berra Vaca
Local: Praça Ângelo Carlini – Barão Geraldo
Horário: 17h30 às 23h30
Azul da Cor do Bar
Local: Rua Bandeirantes – Cambuí
Horário: 12h às 18h
Bloco do Bob/Cãonaval
Local: Largo Santa Cruz – Cambuí
Horário: 16h às 19h30
Nem Sangue Nem Areia
Local: Rua Francisco Teodoro – Vila Industrial
Horário: 12h às 20h
Bloco Vai Que Vira
Local: Rua São Vicente de Paula – São Bernardo
Horário: 14h às 21h
Reunidos na Hora
Local: Rua 13 de Maio, 1161 – Sousas
Horário: 15h às 19h
Dicas para o folião
– Se beber, não dirija. Respeite a vida.
– Se beber, use transportes alternativos como os por aplicativo, táxi ou ônibus.
– Se tiver crianças acompanhando, faça crachá ou pulseira com a identificação da criança, dados como nome dos pais, telefones de contato.
– Guarde o celular dentro da roupa, se possível, para evitar furto. Evite usar objetos de valor, como relógios, joias e outros que chamem atenção.
– Em caso de alguma situação suspeita, informe às autoridades policiais ou de segurança presentes no local.
– Não faça xixi na rua. Procure o sanitário químico mais próximo.
– Jogue lixo no lixo. Dê exemplo de educação e cidadania e preserve a cidade limpa.
– Não é não! Na hora da paquera, respeito em primeiro lugar.
– Proteja-se! Use camisinha.
– Brinque de forma pacífica.
– Não leve garrafas ou copos de vidro.
– É proibido o porte de armas e material perfuro-cortante de qualquer natureza.