Nossa Cidade
Prédio revitalizado abrigará os centros municipais de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire e Professor Sérgio Rossini
Os centros municipais de Educação de Jovens e Adultos (Cemefeja), Paulo Freire e Professor Sérgio Rossini ganharam um novo prédio nesta quinta-feira, 21 de dezembro. As duas unidades passam a funcionar no mesma edificação, na rua Luzitana, no Centro, esquina com a Rua Barreto Leme, onde funcionava o antigo Colégio Batista. A entrega é um marco importante para a Educação no município e faz parte do pacote de ações em comemoração aos 250 anos de Campinas. Os 150 alunos dos dois centros começam a estudar no local em fevereiro do próximo ano.
As novas instalações integram as ações de revitalização do Centro de Campinas. A Secretaria de Educação comprou o prédio histórico juntamente com o Teatro Bento Quirino, que também será utilizado pelas duas escolas para atividades culturais. Os prédios foram comprados no final do ano passado, pelo valor de R$ 11,9 milhões.
“Há um esforço do município em ocupar o Centro. Sem contar que Campinas deu um salto importante na qualidade da Educação ao oferecer uma infraestrutura adequada para alunos e professores. Melhora a qualidade da Educação, sem dúvida”, disse o prefeito Dário Saadi.
Inicialmente, as duas escolas funcionavam em um prédio alugado, na rua Benjamin Constant. O valor do aluguel pago pelo município era de $ 11 mil por mês.
“Essas duas escolas funcionavam em um prédio inadequado e hoje têm uma estrutura muito melhor. É mais qualidade, mais condições de trabalho e um espaço com acessibilidade, adequado, para que os alunos possam aprender cada vez melhor”, acrescentou o chefe do executivo.
O espaço conta com uma área de 2,8 mil metros quadrados, com 25 salas de aulas, 10 salas administrativas e 2 quadras poliesportivas com vestiários.
A partir de fevereiro de 2024, os alunos destas duas escolas passam a estudar nas novas instalações. Os estudantes do Centro Paulo Freire terão aulas em período integral enquanto os do Sergio Rossini à noite. “Eu acredito que vamos atingir a perfeição com um espaço tão apropriado quanto esse. E essa busca da perfeição é o desafio que deixo aqui para a comunidade dessas duas escolas” disse o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge.
250 anos
A entrega desta quinta-feira integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. De 7 de novembro até 14 de julho de 2024, a Prefeitura anuncia 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.