Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito acompanha mutirão de vasectomia no Hospital Mário Gatti

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, acompanhou o mutirão de vasectomia na manhã do último sábado, 25 de novembro, no Hospital Mário Gatti. Foram 31 procedimentos, sendo 18 vasectomias e 13 retiradas do catéter Duplo J. “Como eu sou especialista em urologia, aproveitei também para fazer um procedimento, matar saudade da cirurgia do tempo em que eu era urologista e também rever os amigos aqui do Mário Gatti”, contou o prefeito. 

“A ação de hoje está incluída nas ações que a gente fez por conta do Novembro Azul, lembrando do mês de prevenção ao câncer de próstata e da saúde masculina. E a gente propôs fazer um mutirão de vários procedimentos de pequeno porte, com internação de leito dia, sem a necessidade de ficar no hospital”, explicou Fábio Thadeu Ferreira, coordenador dos Serviços de Urologia da Rede Mário Gatti e do Eixo Cirúrgico do Hospital Mário Gatti.

O mutirão, além de ser uma ação em alusão à campanha Novembro Azul, é uma ferramenta para minimizar o tempo de espera dos pacientes na fila. “A gente procura fazer em todas as especialidades, na tentativa de minimizar o número de espera dos pacientes. Não é um procedimento de rotina. Esta semana, aproveitando o Novembro Azul, foi feito da urologia. Nós temos feito da gastro, da ortopedia, da parte endoscópica também”, explicou o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni. 

Em relação à vasectomia, os pacientes estão em uma lista de 132 homens que aguardam o procedimento pelo SUS Municipal. Mensalmente são disponibilizadas 102 vagas nos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde. Os pacientes esperam, no máximo, um mês para ter a cirurgia agendada, após cumprir as etapas necessárias para a realização da esterilização. No ano passado, foram realizadas 714 vasectomias na Rede Mário Gatti e, neste ano, 640 até setembro.

Sobre o Catéter Duplo J

O catéter duplo J é utilizado para manter o canal urinário aberto após cirurgias para retirada de cálculos urinários no ureter ou rins, ou tumor que esteja invadindo o ureter ou ainda traumas. O catéter tem esse nome porque o formato é da letra “J” e o objetivo dele é drenar o rim e permitir a cicatrização adequada. A estimativa é de que sejam feitos cerca de 500 procedimentos de implantação do catéter anualmente no SUS Municipal.

250 Anos

O mutirão de cirurgias no Hospital Mário Gatti integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.

Sair da versão mobile