Nossa Cidade
Prefeito assina cessão de área para instalar cooperativa Jardim Bassoli
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinou nesta quarta-feira, 5 de outubro, o decreto que autoriza a cessão de uma área pública para a implantação da Cooperativa Jardim Bassoli (Cooperbassoli) no Conjunto Residencial Parque São Bento. A área possui 4.726 metros quadrados e será utilizada exclusivamente para as atividades de coleta e manuseio de recicláveis. A permissão de uso é gratuita, com prazo de utilização por tempo indeterminado.
Durante a solenidade, o prefeito fez questão de tirar a foto do decreto assinado junto com as trabalhadoras da cooperativa, e reconheceu a importância deste tipo de trabalho para o município “É com muita alegria que assino esta cessão, fruto da mobilização das pessoas que acreditam no trabalho das cooperativas de reciclagem. Que esse esforço seja um exemplo para outras cooperativas”, afirmou o prefeito.
O secretário de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, agradeceu o esforço da Prefeitura e do grupo técnico que viabilizou a cessão para a cooperativa: “este desfecho não seria possível sem o envolvimento das secretarias de Justiça, Planejamento e Serviços Públicos, e do Ministério Público do Trabalho, além do grupo técnico que deu todo o suporte ao processo de organização da cooperativa”, afirmou.
Integram o grupo técnico a PUC-Campinas, a Fundação Feac e a Fundação Alphaville. Entre os benefícios trazidos pelo trabalho das cooperativas, a equipe destaca a organização da comunidade, a renda gerada pela comercialização dos recicláveis e o ganho ambiental, obtido com a nova destinação dada ao material coletado, que deixa de ir para os aterros sanitários.
Emocionada, a presidente da Cooperbassoli, Maria Isabel Lopes dos Santos, lembrou os 11 anos de expectativa pela cooperativa, e afirmou que “a união fez a força e conseguimos uma grande vitória”. O Jardim Bassoli conta com 19 condomínios que atendem 2.380 famílias em situação de alta vulnerabilidade social.
Também participaram da solenidade o vereador Higor Diego, o procurador da República, Perin Nardi, e representantes de secretarias municipais.
História
O processo para a formalização da cooperativa teve início em 2013, quando os moradores do residencial Jardim Bassoli demonstraram interesse em trabalhar com materiais recicláveis. Uma assembleia realizada em setembro deste ano aprovou o estatuto social da cooperativa e elegeu a diretoria e o conselho fiscal.
Agora, com o endereço formalizado, será possível dar entrada no CNPJ. O próximo passo é concluir a etapa de documentação para o cadastro do empreendimento no programa de Economia Solidária da Secretaria de Trabalho e Renda.
Cooperativas
A Prefeitura conta atualmente com 12 cooperativas de reciclagem contratadas, que geram renda para 260 famílias da cidade. Todas elas recebem doações de materiais de residências, empresas, condomínios e entidades.
Quem tiver interesse em destinar esses materiais pode verificar a cooperativa mais próxima do seu endereço residencial ou comercial no site https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/trabalho-e-renda/pagina/cooperativas-de-reciclagem.