Nossa Cidade
Prefeito Dário Saadi participa de seminário sobre saneamento
O seminário “O Poder Transformador do Saneamento”, realizado nesta quinta-feira, 9 de maio, na capital paulista, contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi. O evento é uma realização do jornal Folha de S.Paulo e do Instituto Trata Brasil e reuniu prefeitos, gestores públicos e personalidades da sociedade civil com atuação relevante na área de saneamento básico. O objetivo do evento foi discutir qual o caminho para cumprir a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento para que todo brasileiro tenha esses serviços essenciais até o ano de 2033.
O prefeito Dário participou do painel que teve como tema “O Saneamento na pauta do Desenvolvimento Municipal”. Entre os pontos discutidos estava o Marco Legal sancionado em 2020 e que estabelece a meta de atender 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033. Campinas já atingiu essas metas e atende 99% da população no abastecimento com água tratada e 94% com tratamento de esgoto.
Para Dário Saadi, o saneamento é fator fundamental para o desenvolvimento de uma cidade. “Não é possível pensar no desenvolvimento de uma cidade se não houver os preceitos de saneamento básico, desenvolvimento sustentável e segurança hídrica”, disse.
Ele ressaltou que em Campinas há uma grande preocupação com a questão da macrodrenagem e com a segurança hídrica. “Estamos com um projeto de buscar água na represa de Pedreira e Amparo que o governo estadual está fazendo. É uma solução mais viável do ponto de vista de Campinas. Isso vai dar uma segurança hídrica para a cidade”, afirmou.
A questão da macrodrenagem também foi abordada na exposição do prefeito Dário. “Estamos trabalhando esse tema junto com o saneamento. Já conseguimos aprovar um financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para cinco grandes intervenções na cidade, inclusive com parte dos recursos sendo do Fundo Clima”, completou.
O painel no qual o prefeito participou também teve a colaboração de Nina Rentel, diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões; de Fernando Chucre, secretário executivo de Planejamento e Entregas Prioritárias da Prefeitura de São Paulo e Cláudia Lins, gerente de Sustentabilidade da Confederação Nacional dos Municípios. A mediação foi de Lygia Maria, colunista da Folha.
A Sanasa, empresa de economia mista responsável pelo saneamento de Campinas e cujo maior acionista é o governo municipal, tem investido forte na área, com R$ 624 milhões de investimento entre 2021 e 2023. O trabalho colocou Campinas como a única metrópole brasileira com nota 10 no ranking do saneamento Trata Brasil. São 4.429 km de redes de esgoto, 4.771 km de redes de água e R$ 1,26 bilhão de faturamento anual.