Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito Dário Saadi recepciona novos residentes da Rede Mário Gatti

O prefeito Dário Saadi afirmou nesta quinta-feira, 3 de março, durante evento de recepção dos novos residentes da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, que a formação de especialistas é a contribuição que Campinas dá ao País, para melhorar a qualidade dos profissionais e do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Que vocês saiam da residência especialistas e com visão humana da vida. O compromisso com a saúde não se resume à assistência, mas é também um compromisso com o SUS. Vocês sairão especialistas melhores e pessoas melhores. A formação de qualidade é importante, da mesma forma que a visão humana da vida. Sem isso, não serão profissionais de sucesso”, afirmou.

Dário lembrou que o credenciamento do programa de Residência Médica do Hospital Mário Gatti começou em 1993, quando ele presidia o hospital. “Foi um processo complexo e nós aceitamos o desafio”, afirmou. 

A residência médica no Hospital Mário Gatti foi reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) por intermédio do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, em 2004, e oferece qualificação profissional sob a forma de curso de pós-graduação, lato sensu, em várias especialidades.

O presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, disse que, no Brasil, apenas cerca de 40% dos formados conseguem ingressar em residência; os que não conseguem tentam no ano seguinte e vão disputar com os mais novos, o que forma um imenso contingente de pessoas anualmente tentando a especialização.

“A Rede Mário Gatti dará todas as condições técnicas para que tenham um bom treinamento. O trabalho vai exigir esforço, resiliência e humanidade no atendimento ao doente”, afirmou.

Os novos residentes, que já começam a atuar, acompanharam, no período da manhã, palestras dos coordenadores das diversas áreas da Rede e, à tarde, conhecerão os locais em que irão atuar no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde).

Eles foram aprovados em processos de seleção em Residência Médica, Residência Multiprofissional e Odontologia no final de 2021. A Residência Médica ofertou 99 vagas em 13 especialidades; a Multiprofissional ofertou 12 vagas em enfermagem, fisioterapia e nutrição e a Residência Multiprofissional em Odontologia na área de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, duas vagas. No total, os processos de seleção ofertaram 113 vagas nos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde

Nesta quinta-feira, ocorreu a recepção de 93 residentes que já fizeram a matrícula. Os aprovados na seleção têm até 30 de março para fazer a inscrição.

Sair da versão mobile