Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito destaca inovações de Campinas em fórum sobre cidades inteligentes

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, apresentou o painel de abertura do Fórum “A Inovação nas Cidades Inteligentes através das Universidades”, realizado pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) nesta sexta-feira, 29 de novembro, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento foi aberto ao público e contou com a participação de alunos, professores, representantes de institutos e demais interessados na área de inovação e cidades inteligentes.

 

Em sua palestra com o tema “Campinas: Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação”, o prefeito apresentou diversas iniciativas ligadas ao conceito de cidades inteligentes, como o Monitora Campinas, o Centro Integrado de Comando e Controle de Campinas (CICC), o Abrigo Amigo (companhia remota nos pontos de ônibus para passageiros entre 21h e 5h), projetos de mobilidade (BRT e integração das ciclofaixas) e a Telessaúde, que desde a sua implantação já fez mais de 750 mil atendimentos.

 

O prefeito explicou que implementar conceitos de cidades inteligentes é um desafio grande e a promoção das inovações faz parte de um esforço contínuo. “Cidades inteligentes é um conceito amplo que envolve viver em uma cidade mais sustentável que privilegie o cidadão. Hoje, a Prefeitura de Campinas tem mais de 250 serviços digitais, mas temos que fazer um esforço contínuo para tornar a gestão pública cada vez mais eficiente”, explica o prefeito.

 

Para o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles (Tom Zé), a perspectiva da universidade é estreitar laços com várias estruturas da sociedade e o poder público faz parte desta movimentação. “O Brasil ocupa a 13a posição no mundo como produtor de tecnologia e inovação, mas o desafio hoje é transformar essa inovação para gerar desenvolvimento econômico. Não vamos conseguir fazer essa transformação sem o envolvimento dos diversos agentes. O objetivo é transformar essa possibilidade de cooperação em ações efetivas”, afirmou o reitor.

 

Um dos organizadores do fórum, Luciano Caciato, explicou que esta é a primeira edição de vários encontros que serão realizados em que as prefeituras serão chamadas para serem parceiras em projetos de tecnologia e inovação. “Vamos ampliar o centro de pesquisas de cidades inteligentes da Unicamp reunindo diversos laboratórios, vamos trazer as prefeituras, os institutos de tecnologia e outros parceiros para esse projeto que tem o objetivo de colocar em funcionamento a cidade com excelência e qualidade no serviço público”, afirmou Caciato.

 

Outras duas prefeituras também levaram ao fórum suas experiências com projetos inovadores. O prefeito de São José do Rio Preto (SP), Edinho Araújo, falou sobre os convênios que estão sendo feitos entre a prefeitura e a FEEC. Já o prefeito de Toledo (PR), Beto Lunitti explicou como funciona o Sistema de Gerenciamento de Aprendizado Conexão do Saber, da Secretaria de Educação do município. O evento também contou com um palestrante internacional, o pesquisador da The University of British Columbia (Universidade da Colúmbia Britânica) do Canadá, professor doutor Everton Gomede, além de apresentações de representantes de empresas de tecnologia.

 

 

Cidade inteligente

 

Cidade inteligente é um tema atual e de grande interesse para cidades do mundo inteiro em questões como melhoria da gestão, maior eficiência na prestação dos serviços públicos, transparência da informação, proteção da informação privada e utilização racional dos recursos financeiros e naturais das cidades, tendo como seu principal objetivo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

 

Ao final do fórum será apresentada a Proposta de Plano de Desenvolvimento para Cidades Inteligentes, desenvolvida por pesquisadores de universidades e gestores públicos. 

Sair da versão mobile