Nossa Cidade
Prefeito é condecorado pela Polícia Militar no aniversário do 35º BPMI
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, foi um dos homenageados durante a solenidade de comemoração dos 35 anos do 35º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI). Mais de 70 autoridades com relevantes serviços prestados na área de abrangência do batalhão receberam a “Challenge Coin”, que em sua tradução significa moeda de desafio.
Pela prefeitura de Campinas, além do prefeito, também receberam a homenagem o vice-prefeito, Wanderley de Almeida, o secretário de Trabalho e Renda, Artur Orsi, a secretária de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi e o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Durante seu discurso, Dário Saadi agradeceu o trabalho integrado entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal, que foi especialmente importante no período da pandemia e promove a segurança da população. “Agradeço muito essa honraria, que ficará guardada em meu coração, e também reforço a importância das nossas forças de segurança que trabalhando juntas trazem a paz que nossa população merece”, afirmou o prefeito.
Para o comandante do 35º BPMI, Tenente-Coronel Jefferson Aurélio Cansian, a Challenge Coin simboliza mais do que um reconhecimento individual “essa homenagem é um compromisso do heroísmo e da dedicação conjunta de todos aqueles que desempenham um papel ativo nas vitórias diárias contra o crime e na construção de uma comunidade segura”, explicou o comandante.
Também foram homenageados na solenidade a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, os deputados estaduais Coronel Telhada e Major Mecca, o superintendente em São Paulo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos, os vereadores Marcelo Silva e Major Jaime, o Coronel de Exército, Guilherme Augusto Magalhães Amaral, o Coronel da PM Adriano Augusto Leão, além do diretor executivo do grupo Royal Palm, Antonio Dias.
Challenge Coin
A troca dessas moedas tem origem no Império Romano. Naquela época, os soldados merecedores eram recompensados com uma moeda que possuía cunhagem especial com o símbolo da região à qual ele pertencia. Mas a tradição do desafio Challenge Coin ganhou força na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial entre os militares americanos que, quando se reuniam, se estivessem sem as moedas tinham que pagar bebida aos outros. A Challenge Coin é uma honraria inédita criada especialmente para os 35 anos do 35º BPMI.
35º BPMI
O 35º BPMI iniciou suas atividades em 12 de maio de 1989. Localizado na avenida Washington Luís, na Vila Marieta, o batalhão é o berço do choque em Campinas (ROTAC e ATAC) e precursor do Batalhão de Ações Especiais (BAEP). Sua área de abrangência é composta por um terço do território de Campinas, somada aos municípios de Valinhos e Vinhedo. Atualmente, o 35º BPMI conta com 527 soldados.