Nossa Cidade
Prefeito enfatiza necessidade de políticas voltadas para a 1ª infância
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, abriu a segunda edição do Seminário Municipal da Primeira Infância, na manhã desta quarta-feira, dia 31 de agosto. O evento, realizado no auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC Campinas, reuniu mais de 300 profissionais envolvidos com os serviços que atendem crianças de zero a seis anos de idade em Campinas. Também houve transmissão virtual pelo canal do PIC no YouTube.
Na ocasião, o prefeito reforçou o compromisso do governo com a garantia dos direitos das crianças. “Temos compromisso não só com o nosso plano de governo, mas também pelos protocolos assinados com órgãos nacionais e internacionais como a Urban95, Unicamp, Feac, para que o município tenha políticas efetivas para garantir às crianças uma primeira infância digna e saudável. E, com desenvolvimento adequado, possam melhorar sua condição de igualdade no futuro”, comentou Saadi.
Para o coordenador do PIC, Thiago Ferrari, é muito importante socializar os avanços das ações desenvolvidas para a primeira infância, faixa etária de zero a seis anos. “O seminário reforçou a importância da intersetorialidade e do trabalho desenvolvido na ponta. As experiências apresentadas hoje mostraram o poder de transformação do PIC, tanto na aplicação de políticas públicas, como na vida das crianças e de quem cuida delas”, destacou.
Também estiveram presentes no evento a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro; a vice-presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereadora Débora Palermo; representantes das secretarias de Saúde e de Educação, entre outras autoridades.
A cerimônia de abertura contou com apresentação do grupo de cordas do projeto musical “Primeira Nota”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Campinas e pelo Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. O projeto oferece gratuitamente para crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, aulas de teoria musical e de práticas de canto e de instrumentos.
A segunda edição do seminário teve parceria das secretarias de Educação (SME), Saúde (SMS) e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) e apoio da Sanasa, Fumec, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Feac e PUC-Campinas.