Nossa Cidade
Prefeito entrega ponte da CAM-268 que liga os municípios de Campinas e Monte Mor
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, entregou na manhã desta segunda-feira, 30 de outubro, a ponte sobre o Rio Capivari na Estrada Municipal CAM-268, divisa entre os municípios de Campinas e Monte Mor. A estrutura reaberta ao tráfego de veículos foi danificada pelas fortes chuvas de janeiro e recuperada pela Prefeitura por meio de contrato emergencial. A reabertura da ponte vai beneficiar diretamente quase 5 mil pessoas que moram nos bairros próximos como o São Luis e o Campina Grande.
Conforme o prefeito, a obra foi executada dentro do cronograma e entregue no prazo previsto. “Aquelas chuvas de janeiro foram muito fortes e danificaram a estrutura de sete pontes na cidade. Hoje estamos entregando a da CAM-268, que fica na divisa com Monte Mor. Quero agradecer a Gimma Engenharia que fez a obra dentro do prazo, uma obra de qualidade utilizando tecnologia moderna para contenção da cabeceira. O material é biodegradável e pode ser levado pela água porque se desmancha e não agride o meio ambiente”, enfatizou.
Dário lembrou que a liberação da estrurtura vai facilitar muito o acesso para a população que mora no entorno. “Essa ponte é importante porque reduz as distâncias entre Monte Mor e o Campo Grande. Isso facilita muito a vida dos moradores da região e dos sitiantes. Apesar de ser uma obra em área rural, muitas famílias moram aqui, e a vida delas estava muito complicada sem essa passagem”, explicou.
Morador da região, João Massucci acompanhou de perto a reconstrução da ponte e falou da importância da liberação da passagem. “Eu acompanhei a obra passo a passo, desde o início e, hoje é um dia que a gente está muito contente porque é muito importante essa ligação da região do Campo Grande com Monte Mor. É um acesso muito utilizado. Só tenho que agradecer a todos, o prefeito, a construtora , os engenheiros e os colaboradores que suaram a camisa aqui”, disse.
O investimento para recontruir a ponte ficou acima de R$ 5 milhões. Foi feita toda recuperação estrutural como contenção das fundações, recuperação das cabeceiras e substituição das estacas que estavam comprometidas. Também foi refeito o tabuleiro da ponte (estrutura para tráfego dos veículos), lajes de aproximação dos dois lados, além dos guarda-corpos e passagem para pedestres.
A solução adotada para a contenção do talude foi o “bolsacreto”, também conchecida como “colchão reno”, indicado para locais que têm volume elevado de água, caso do Rio Capivari que fica muito volumoso no período das chuvas.
A gestão da obra foi feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e a empresa contratada para execução do trabalho foi a Gimma Engenharia.
O secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, que está acompanhando a rescontrução de cinco das sete pontes que foram afetadas pelas chuvas do início ano, destacou que a reestruturação dessa estrutura foi feita de uma forma muito especial porque o rio Capivari é extremamente caudaloso. “Na época das chuvas ele atinge uma altura impressionante. Creio que agora nós temos uma estrutura sustentável, muito bem feita, que vai suportar todas as ocorrências. Espero que o pessoal daqui da região possa aproveitar, vai ser realmente um caminho mais curto para chegar até Monte Mor”, colocou
Representando a Câmara Municipal, o vereador Higor Diego destacou a presença da comunidade do Campo Grande na cerimônia de liberação da ponte. Também participaram do evento o secretário Chefe de Gabinete, Aderval Fernandes; o proprietário da Gima Engenharia, Sérgio Masquieto; lideranças dos bairros do entorno como São Luis e Campina Grande e funcionários da empresa.