Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito lidera videoconferência com ministro interino da Saúde

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, como presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), liderou na manhã desta quarta-feira, dia 20 de maio, uma videoconferência com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. “Foi uma reunião muito produtiva e muito importante para todas as prefeituras do Brasil”, disse o prefeito, que detalhou durante a transmissão ao vivo realizada na tarde desta quarta-feira, os temas abordados. 

Na audiência de uma hora e meia foram abordados assuntos como leitos clínicos, a ajuda a estados e municípios no valor de R$ 9 bilhões, distribuídos de acordo com os locais em que os pacientes são atendidos; construção federativa de um protocolo de orientação; habilitação de novos leitos de retaguarda e de UTIs; e a disponibilização de testes, equipamentos de proteção individual, respiradores e medicamentos.

Aos prefeitos, o ministro sinalizou que irá priorizar cidades responsáveis pelo atendimento de infectados por Covid-19 no repasse dos R$ 9 bilhões, do Fundo de Reservas Monetárias – o Senado aprovou dia 13 de maio o Projeto de Lei de Conversão 10/2020, que autoriza a transferência dos recursos do Fundo aos estados e municípios para o combate à pandemia. O grande ponto de atenção é que essa partilha será feita de acordo com regras a serem estipuladas pelo Poder Executivo.

Jonas Donizette apresentou o pleito para que o montante seja distribuído de acordo com os atendimentos de alta e média complexidade. “Os doentes são tratados nas cidades com estrutura médica. E essas são as maiores cidades do país”, afirmou.

“O que explicamos para o ministro, é que o critério mais justo é mandar o recurso para onde está tendo o atendimento e não para a cidade onde a pessoa mora, principalmente se ela não tiver alta e média complexidade”, acrescentou o prefeito. 

Protocolo

Outro ponto, segundo o prefeito, muito importante é uma construção federativa de um protocolo de orientação. “É o que o Brasil precisa e que outros países fizeram. É ter uma unificação nacional de como lidar com a doença, como fazer o tratamento, como encaminhar o doente e como preparar o país para a retomada econômica”.

Segundo Jonas Donizette, o ministro disse que esse protocolo está praticamente pronto e levará para avaliação do presidente Jair Bolsonaro para poder referendar e, depois, fazer apresentação para os prefeitos do Brasil.

Os governantes também falaram com o ministro sobre disponibilidade de testes, respiradores e de EPIs e medicamentos. O prefeito de Campinas fez um resumo sobre a reunião que aconteceu após quase dois meses sem que governantes municipais fossem ouvidos pela pasta. “Foi muito positiva. Eu falo que a vida é sempre uma estrada de mão dupla: do mesmo jeito que estamos precisando do ministro, eu falei que se ele estabelecer essa parceria, ele pode também contar com apoio os prefeitos da FNP”. 

Fonte: Prefeitura de Campinas

Sair da versão mobile