Connect with us

Indaiatuba

Prefeito Nilson Gaspar faz entrega do Centro Integrado de Oncologia

O Prefeito Nilson Gaspar fez a entrega técnica do Centro Integrado de Oncologia intitulado “Luci Clea Silva” na manhã desta segunda-feira (10) na presença de autoridades e imprensa. A Prefeitura de Indaiatuba fez algumas adaptações no prédio onde funcionava o antigo Mini Hospital, no Jardim Morada do Sol, para implantar o Centro de Oncologia, que unifica e amplia os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde aos pacientes oncológicos do município.

Segundo o gestor municipal a intenção de oferecer tratamento adequado para pessoas com câncer do município em de longa data. “Estamos batalhando para melhorar o serviço oncológico há algum tempo. O governo do estado aprovou a nossa proposta de oferecer também a quimioterapia no nosso município, mas agora aguardamos o credenciamento por parte do governo federal. Acredito que é algo que se concretizará em breve. Além disso, o Centro de Oncologia também vai oferecer outros tratamentos e pequenas cirurgias, com profissionais qualificados e humanizados. Que aqui seja um local de vida e de esperança para todos”, afirmou.

A Secretária de Saúde, Graziela Garcia, destacou que a inauguração da unidade é um momento de alegria. “As ações da Secretaria de Saúde são pautadas nas necessidades da população e com base no planejamento da nossa gestão. Embora tenhamos perdido a Luci há pouco tempo, estamos todos muito felizes porque sabemos que este também era um sonho dela, que agora está sendo realizado, um lugar onde pacientes com câncer serão acolhidos, tratados e auxiliados da melhor maneira possível”, comentou.

“O Centro de Oncologia é um marco para Indaiatuba, para os pacientes oncológicos da nosso cidade e também um sonho meu que está sendo realizado. O serviço de oncologia, criado há 12 anos, que vem crescendo e evoluindo com o tempo e agora temos uma unidade própria para receber nossos pacientes e futuramente oferecer uma atenção integral com a realização também da quimioterapia. Sou muito grato ao prefeito Nilson Gaspar por ter abraçado essa causa com a gente”, reforçou o médico oncologista, Dr. Fabrício Colli Badin, responsável pelo serviço oncológico em Indaiatuba.

A entrega técnica contou com a participação dos vereadores Hélio Ribeiro, presidente da Câmara Municipal; Siliene Carvalini; Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha; Massao Kanesaki; Adalto Messias e o suplente Adeilson Pereira da Silva, o Figura.

O novo Centro Integrado de Oncologia contará com o atendimento de três médicos especialistas: os oncologistas Dr. Fabrício Colli Badino e Dra Elisa Watanabe Camargo e a hematologista, Dra Camila Galati Araújo. Além da equipe, o local oferecerá o ambulatório de cuidados paliativos; sala para procedimentos diagnósticos; a Central de Regulação Oncológica do Município e a sala de infusão de medicamentos de alto custo, que será equipada com a capacidade para realização de quimioterapia

HOMENAGEADA

O Centro Integrado de Oncologia foi intitulado com o nome da enfermeira “Luci Clea Silva” em homenagem ao trabalho que ela desenvolvia junto às pacientes de câncer de mama no município. Colaboradora da Volacc (Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer) e professora universitária, Luci foi vítima da Covid-19 e faleceu no dia 23 de maio, com 58 anos.

Era graduada em enfermagem e obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis, com especialização em Unidade de Terapia Intensiva pelas Faculdades Integradas de Fernandópolis. Docente, coordenadora de curso e supervisora de estágio nas Faculdades Anhanguera de Indaiatuba e Sumaré e também na Unimax. Foi coordenadora do PRONATEC em Indaiatuba, inserindo seus alunos no trabalho voluntário através do estágio não remunerado.

Luci foi colaboradora da Volacc por mais de doze anos, atendendo e cuidando dos assistidos e orientando seus familiares nos cuidados com os pacientes. Voluntária em diversas organizações de Indaiatuba, ela propagou ensinamentos que vão além da teoria, se dedicou incondicionalmente a cuidar das pessoas de forma integral, de suas enfermidades, ansiedades e angústias.

Sair da versão mobile