Nossa Cidade
Prefeito participa da celebração dos 109 anos da Maternidade de Campinas
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou na noite desta quinta-feira, dia 13 de outubro, da comemoração dos 109 anos do Hospital Maternidade de Campinas, instituição que já realizou mais de 500 mil partos desde sua fundação. A celebração foi realizada no Teatro Oficina do Estudante, no Shopping Iguatemi. Na ocasião, a instituição lançou a campanha #Campinas Nasce Aqui com o objetivo de angariar recursos para o hospital que passa por uma crise financeira.
Segundo o prefeito Dário Saadi, a Maternidade de Campinas é fundamental para o atendimento a gestantes no município, principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele ressaltou ainda a importância da assistência em UTI neonatal prestada pela instituição, sendo o principal convênio com o município nesta área. “A história da maternidade traz orgulho para a cidade de Campinas. Milhares de pessoas contribuíram para essa jornada. Agradeço em nome de nossa população o trabalho feito. Tenho certeza que a garra de todos os funcionários faz diferença nesse atendimento e história de sucesso que orgulha todos os campineiros”, afirmou.
A celebração pelo aniversário teve homenagem aos médicos Alice Fumi Furumoto de Almeida, Amaury Sanchez, Carlos Alberto de Figueiredo Cortes, Carlos Alberto Politano, Carlos Eduardo Martins Ferraz Costa, Fortunato Antônio Badan Palhares, Pedro Antunes Negrão e Umberto de Almeida pelos serviços prestados ao Hospital.
Em seu discurso, o prefeito citou nominalmente todos os homenageados, enfatizando o papel importante para a cidade e também agradeceu o trabalho da atual diretoria, “que tem feito um grande esforço para que a maternidade possa ter um equilíbrio econômico financeiro e continue prestando um serviço de excelência para Campinas”.
De acordo com o presidente da entidade, Marcos Miele, os colaboradores, gerentes e coordenadores que trabalham no Hospital “são o alicerce para o funcionamento da entidade”. Sobre os médicos homenageados, afirmou serem profissionais cujo trabalho deve ser muito valorizado, por suas atuações exclusivamente filantrópicas e com muita dedicação para “manter a unidade de pé”.
Após a cerimônia, houve a apresentação da comédia teatral “Tô de Plantão” que teve a renda totalmente revertida ao hospital.
Sobre a Maternidade
Atualmente, a Maternidade conta com 232 leitos (SUS e privados), 977 funcionários e 600 médicos. É responsável por mais de 40% dos nascimentos da cidade e região, sendo que destes nascimentos mais de 60% são pacientes do SUS. O hospital também é o centro de referência regional em UTI Neonatal e no atendimento à saúde da mulher, além de ser referência nacional no atendimento materno infantil.
Oficialmente, o aniversário da entidade foi no feriado desta quarta-feira, dia 12 de outubro.
#Campinas Nasce Aqui
Mais informações sobre a campanha #Campinas Nasce Aqui pode ser conferida pelas redes sociais e no site da instituição (https://maternidadedecampinas.com.br/). Conforme a entidade, a ajuda da comunidade tornou-se ainda mais necessária porque o cancelamento de inúmeros procedimentos eletivos durante o período mais agudo da pandemia da Covid-19 comprometeu significativamente a capacidade de investimentos em melhorias do hospital.