Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito participa de encerramento do Programa de Qualificação para Exportação

O prefeito Dário Saadi participou, na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, da cerimônia de encerramento e apresentação de resultados do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), no auditório das Faculdades Campinas (Facamp), na Cidade Universitária. O evento foi para apresentar os resultados obtidos durante os 30 meses de atendimento das empresas que fazem parte do programa.

“A qualificação para exportação é fundamental no mundo dos negócios. Campinas tem no DNA o empreendedorismo e a tecnologia, áreas em franco desenvolvimento. Desenvolvemos, nestes dois últimos anos, várias ações. Temos o Programa de Ativação Econômica e Social (Paes), que tem gerado boas ações. Campinas tem se esforçado muito para ser um ambiente favorável aos negócios”, disse o prefeito, Dário Saadi.

Exportação planejada e segura

O Peiex é o programa de qualificação para exportação oferecido pela Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para que empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Profissionais especialistas em comércio exterior orientam os empresários nos caminhos mais adequados para o mercado externo.

O diretor acadêmico da Facamp, Rodrigo Sabbatini, destacou a importância do Peiex para que as empresas sejam capacitadas para exportação. “O objetivo foi capacitar centenas de empresas e hoje vamos mostrar que conseguimos atingir esta meta, para mais este passo importante.”, disse Sabattini.

Silvio Torres, assessor da Apex, ressaltou que o Brasil ainda tem apenas 1,5% de exportação no comércio mundial e grande potencial para exportar mais. “É um esforço grande para abrir o mercado para essas empresas. São muitas etapas de qualificação”, disse.

248 empresas atendidas

Em Campinas, 248 empresas foram ou estão sendo atendidas, entre 2020 e 2023, por meio de convênio com a Facamp, responsável por executar o Peiex no município. A cidade já foi contemplada em outras edições do programa, mas foi a primeira vez que recebeu um núcleo próprio. Foram atendidas, de forma gratuita, empresas de todos os setores, de bem ou de serviços.

O programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da Apex Brasil com instituições de ensino, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria.

Sair da versão mobile