Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito participa de iniciativa da ONU sobre Cidades Resilientes

O prefeito Dário Saadi participou do lançamento da iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR 2030), organizada pelo escritório das Nações Unidas (ONU) para Redução do Risco de Desastres para as Américas e Caribe, como representante de governo local.

A meta da MCR 2030 é criar e articular experiências entre as cidades que promovam, ao mesmo tempo, o desenvolvimento sustentável e a redução de risco de desastres, cumprindo o Marco de Sendai até 2030. O objetivo é garantir que as cidades sejam inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até o início da próxima década.

O evento foi realizado por meio de uma videoconferência no início da tarde desta quarta-feira, 24 de fevereiro, na Sala Azul, com representantes de governos, entidades e terceiro setor dos países das Américas e Caribe.

O prefeito apresentou as estratégias que o município adotou nos últimos anos para diminuir os riscos de desastres naturais como a criação de um Sistema de Alerta de Desastres baseado em dados de radares, mapeamento de zonas de risco, capacitação dos servidores da Defesa Civil, entre outros.

Saadi também reiterou o compromisso de Campinas com a MCR30 e colocou a experiência do município à disposição das outras cidades da América Latina e Caribe para servir como modelo. “É fundamental para a construção das Cidades Resilientes e o cumprimento das metas do Marco de Sendai que estejam inseridos na legislação municipal das diversas políticas públicas da cidade e, principalmente, que haja o envolvimento de toda a sociedade”, afirmou. “Em Campinas, trabalhamos para o desenvolvimento urbano sustentável e envolvemos vários conselhos municipais na construção destas políticas para a população”, completou.

Para fechar a reunião, o chefe do escritório das Nações Unidas para Redução de Risco e Desastres para as Américas e Caribe, Raul Salazar, aposta no sucesso do MCR 2030. “Iniciamos a campanha com otimismo e visão de futuro”, destacou.

Prêmios

Campinas, junto com Santa Fé, na Argentina, é cidade modelo da Campanha Construindo Cidades Resilientes.

O município tem destaque na área e recebeu, em maio de 2019, o “Prêmio Sasakawa” das Nações Unidas para a Redução de Desastres, por suas iniciativas. Concorreu com 61 candidaturas de 31 países.

Foi a primeira cidade no Brasil certificada pela ONU, em 2013, como modelo da Campanha Construindo Cidades Resilientes. Neste contexto, ser uma cidade resiliente significa entender as situações de riscos de desastres, planejar ações e atuar para evitá-los.

Sair da versão mobile