Nossa Cidade
Prefeito prestigia cerimônia que homenageia memória do ex-vereador Antonio Panutto na Câmara
Uma cerimônia no início da noite da sexta-feira, 5 de abril, marcou uma homenagem ao ex-vereador Antonio Panutto, que passa a nomear a Sala da Presidência da Câmara Municipal de Campinas. O prefeito Dário Saadi, o vice-prefeito Wanderley de Almeida, vários secretários municipais, autoridades da cidade e convidados da família estiveram presentes ao lado dos vereadores durante a solenidade.
Reunidos no plenário da Casa, familiares do homenageado, autoridades e convidados que conviveram com o ex-vereador Antonio Panutto, ouviram falas sobre a vida e atuação do homenageado. O secretário municipal de Justiça de Campinas, Peter Panutto, agradeceu o reconhecimento ao seu pai como “um momento único” e relembrou a trajetória de vida familiar e memórias da infância. Nascido no ano da primeira campanha do pai à vereança, recordou o “romantismo da política da época” e de ter participado na última eleição disputada por ele, quando tinha apenas 7 anos, ajudando na panfletagem nas casas, distribuindo santinhos e buscando conquistar o eleitor.
Peter Panutto contou aos presentes que o pai vivia política 24 horas ao dia sob a ótica dos direitos sociais para as pessoas. Lembrou acompanhar Antonio Panutto ao dia a dia de trabalho na Câmara, que na época funcionava no Paço Municipal de Campinas e de se encantar com o edifício imponente de mármore branco. Tendo perdido o pai vítima de infarto fulminante aos 17 anos, o filho afirmou que seus “caminhos se cruzaram” ao voltar ao prédio da Prefeitura na condição de secretário municipal anos atrás. Ele homenageou a mãe, Leonilda Ferreira Panutto, durante a cerimônia com flores, afirmando aos presentes que enquanto o pai era como um furacão, a mãe sempre foi como a brisa, e que essas características dos dois vivem na pessoa que se tornou.
O prefeito Dário Saadi saudou a homenagem da Câmara como um importante reconhecimento para manter viva a memória de um homem que viveu pelos “princípios da boa política e pelas boas causas”. Ele lembrou a Peter Panutto que, assim como Antônio Pautto, outra das coincidências da vida é que ele também atua na Prefeitura de Campinas ao lado de um prefeito natural da mesma cidade de Pedregulho, como o pai ao fazer parte do gabinete do então prefeito Orestes Quércia entre os anos de 1960 e 70. “É preciso manter o compromisso com a história de quem ajudou a construir a nossa democracia, porque não foi fácil exercer a política na época da ditadura. E Antonio Panutto foi um vereador que tinha princípios e isso será contado sempre que alguém perguntar quem foi o homem que dá nome à Sala da Presidência da Câmara de Campinas”, disse.