Nossa Cidade
Prefeito recebe a visita de membros do atual Parlamento Jovem de Campinas
O prefeito Dário Saadi recebeu em seu gabinete, na tarde da quarta-feira 22 maio, a visita de 32 alunos integrantes do Programa Parlamento Jovem, que é oferecido pela Escola do Legislativo de Campinas (Elemcamp).
São estudantes das redes municipal e particular que foram eleitos, em suas escolas, para vivenciarem por alguns meses a experiência de um parlamentar, na Câmara de Campinas.
Faz parte destas vivências visitar os poderes executivo e legislativo para entender como eles funcionam, como as decisões são tomadas, e como elas impactam na população. “É importante que todos conheçam como funciona a administração pública e acompanhem os trabalhos”, disse o prefeito Dário Saadi.
“A partir do momento que somos afetados com decisões públicas, conhecer como elas são tomadas faz toda a diferença”, afirmou a jovem vereadora (suplente) Nicole Rincke, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Elza Maria Pellegrini de Aguiar”, no Parque Dom Pedro II.
Além do chefe do executivo, os alunos participaram de um bate-papo com o vice-prefeito, Wanderley de Almeida, o Wandão, que entre vários assuntos discutidos, explicou qual é a função de um vice-prefeito. “É muito bom saber que eles aceitaram esse desafio de querer conhecer como funcionam os poderes”, contou Wandão.
Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem é um Programa de Educação Política, sem viés partidário, organizado pela Elemcamp. Anualmente, as escolas interessadas em participar fazem suas inscrições. Em seguida, há uma eleição na unidade de ensino onde é escolhido, por meio do voto direto e secreto, o jovem parlamentar. Cada escola pode indicar um aluno.
São eleitos 32 estudantes, de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental 2, como jovens parlamentares. Cada um conta com um suplente. Antes da posse, esses alunos passam por uma formação oferecida pela Elecamp para que eles possam ser bem-sucedidos em seus mandatos. Os jovens parlamentares têm um vereador como padrinho que os auxilia na rotina da câmara dos vereadores.
“Campinas tornou-se referência neste Programa. Recebemos várias cidades interessadas em implantá-lo. É um instrumento que colocamos à disposição dos jovens e que reforça a cidadania”, comentou o presidente da Câmara, Luiz Carlos Rossini.