Nossa Cidade
Prefeito se reúne com representantes do Avança Campinas
O prefeito Dário Saadi participou nesta quarta-feira, 20 de janeiro, de uma reunião com representantes do grupo Avança Campinas. Na pauta, o “Plano dos 100 primeiros dias de governo com foco nas ações voltadas para o empreendedorismo em Campinas”. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, Adriana Flosi, também esteve presente no evento.
As entidades fizeram diversos apontamentos sobre alterações que julgam ser importantes na cobrança de impostos do município, entre elas, a redução de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbana) para imóveis não-residenciais com o objetivo de atrair novos negócios.
Saadi fez uma apresentação sobre o “Plano de Ação – 100 primeiros dias”, que traz as principais ações que serão realizadas neste primeiro trimestre pela Prefeitura de Campinas e focou nas relacionadas a atração de empresas e negócios para a cidade. “Nosso compromisso com o setor é dar início às discussões sobre o IPTU por meio da redução do imposto de galpões. Este foi um compromisso que nós assumimos durante o processo eleitoral. Também vamos iniciar o processo de digitalização dos procedimentos para abertura de empresas, emissão de alvará, liberação de empreendimentos que é a transformação digital do urbanismo de Campinas. Este é um passo que vai tornar a cidade mais atraente para negócios”, explicou o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, até o final deste mês, as entidades devem ser chamadas para conhecer a proposta do “Aprova Fácil”, que vai simplificar os procedimentos e integrar setores da Administração para fazer análises urbanísticas e reduzir o tempo de análise e aprovação de projetos arquitetônicos.
Outra medida importante para a cidade é a discussão da lei de incentivos fiscais do município, que deve passar por mudanças. A ideia inicial é criar um escalonamento entre as faixas de investimentos que existem hoje, beneficiando, assim, um número maior de empresas.
“O importante é cumprir o compromisso que nós fizemos com o setor que está mais prejudicado neste momento de pandemia. O município tem que continuar no caminho de desonerar para tornar a cidade mais competitiva, mas de forma equilibrada, com clareza e tranquilidade”, disse o prefeito. “Campinas tem um potencial imenso. Acredito muito em todo o setor produtivo”, completou.
Para o presidente do Avança, Luiz Piccoloto Neto, a maneira como os temas foram abordados e a forma como todos saíram da reunião demonstra que há espaço para a construção de uma agenda conjunta na busca pelo melhor para a cidade.
“Eu avalio o evento como um sucesso muito grande. O prefeito é um homem que inspira muita confiança a todos nós, nos enche de esperança e cria esse grande ambiente de unir a Prefeitura aos empreendedores que querem investir, que querem sonhar grande e encontrar esse ambiente em Campinas”, disse.
Avança Campinas
O grupo Avança Campinas, formado por empresários da cidade, tem por objetivo contribuir com o crescimento do município e ajudar no resgate da sua competitividade em relação às outras cidades do Brasil.
Fundado em 2019, o grupo surgiu com a ideia de unir os cidadãos campineiros para apresentar ao poder público diferentes pontos de vista e impactos que as ações públicas trazem como reflexo para os diversos setores da sociedade.