Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura abre credenciamento de instituições financeiras para empréstimo consignado

A Prefeitura de Campinas abre, nesta sexta-feira, 22 de setembro, o credenciamento de instituições financeiras e bancos que tenham interesse em oferecer empréstimo consignado e cartões de crédito com desconto em folha para os servidores municipais. As informações estão disponíveis no Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/) desta quinta-feira, 21.

O processo de credenciamento tem validade de 5 anos e as interessadas podem aderir a qualquer momento, dentro deste prazo.

Para se credenciar, as instituições devem protocolar ofício de solicitação de credenciamento e os documentos descritos no edital, no Protocolo Geral (do Paço Municipal), de segunda a sexta, das 9h às 16h.  

As empresas habilitadas terão que respeitar o limite de desconto que para consignados é de 30% da remuneração líquida, ou seja, rendas fixas e os descontos legais já realizados, e 10% para cartões de crédito. 

Outro ponto de destaque é que as habilitadas deverão oferecer taxas iguais ou inferiores à média das mais baixas praticadas pelas 30 primeiras instituições financeiras do país. O Banco Central faz a apuração mensal dessas taxas e os dados estão disponíveis no site www.bcb.gov.br/estatisticas/txjuros.

“O credenciamento é uma forma, segura, de aumentar o número de instituições que atuam diretamente com os servidores. São bancos e operadoras de crédito que terão a documentação conferida para que o servidor não corra nenhum tipo de risco, além disso, é uma forma de aumentar a concorrência e diminuir as taxas de juros oferecidas”, disse Cleber Rodrigues, diretor do Departamento Administrativo de Gestão de Pessoas

Mas, segundo o diretor, é preciso tomar cuidado. “Os empréstimos só devem ser feitos em casos de extrema necessidade, para não comprometer a renda do servidor”, alertou.  

Hoje, a Administração Municipal conta com 12 instituições credenciadas. Essas não precisam fazer um novo credenciamento.

Sair da versão mobile