Nossa Cidade
Prefeitura amplia subsídios do Fiec para organizações esportivas e paradesportivas
A Prefeitura, por meio do Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas (Fiec), ampliou, em 2023, os subsídios para organizações da sociedade civil (OSCs) esportivas em 17% e paradesportivas, em 54%. A partir deste ano, os contratos também tiveram a duração estendida para 24 meses. No total, serão destinados, R$ 5,4 milhões às 27 OSCs do setor atendidas pelo Fundo e que cumpriram todo o protocolo para concorrer ao apoio financeiro repassado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). O prazo vale para junho de 2023 a junho de 2025.
A segurança proporcionada pelo repasse, cerca de R$ 200 mil anualmente a cada organização, dá a necessária tranquilidade aos professores e técnicos, como também aos atletas, para seguirem os objetivos traçados.
Exemplo disso é o desempenho apresentado pelos atletas da cidade na 65ª edição dos Jogos Regionais do Interior, realizados de 3 a 12 de julho, em Mococa (SP). Campinas conquistou o título de campeã dos jogos ao superar outros 33 municípios, com 195,5 pontos na classificação geral. Dos 400 atletas que participaram dos jogos, 170 eram de equipes apoiadas pelo Fundo nas modalidades de atletismo, futsal, taekwondo, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e handebol. São atletas que representarão Campinas nos Jogos Abertos do Interior, principal competição promovida pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, no mês de outubro, em São José do Rio Preto (SP).
Os reflexos apresentados pelos projetos de formação e de alto rendimento, apoiados pelo Fiec, são considerados um avanço na áreas esportiva e paradesportiva pelo secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin. “É um instrumento inteligente que beneficia a população e as OSCs. Profissionais altamente qualificados oferecem aos alunos e atletas um trabalho de excelência”, pontua.
Segundo o secretário, o reajuste da verba a cada ciclo do Fiec amplia o interesse de outras entidades para buscar participação e abre perspectivas na qualidade das aulas e treinos. “O valor ofertado a cada ciclo seleciona naturalmente os projetos que estão cada vez mais abrangentes, cumprindo plenamente o objetivo de formação para alguns, como também de alto rendimento para outros”, conclui Vanin.
Como participar do Fiec
O próximo edital de chamamento do Fiec será em dezembro de 2024 e abrirá a possibilidade de que novas organizações busquem o apoio do Fundo para iniciar uma parceria em modalidades esportivas ou paradesportivas. Prestes a completar 18 anos, em 10 de setembro, o Fiec foi criado pela Lei 12.352, em 2005, e alterado em 2022 pela Lei 16.264 já na gestão do prefeito Dário Saadi.
Podem pleitear recursos do fundo as OSCS, entidades esportivas sem fins lucrativos, que tenham no seu estatuto social objetivo e atuação esportiva, no mínimo um ano de CNPJ, sede em Campinas e experiência prévia na execução da atividade que pretende realizar ou em atividade de natureza semelhante. O chamamento permite às entidades apresentarem projetos na linha de ação de esporte de rendimento e formação, como também na linha de ação de paradesporto e formação.
Interessados que queiram conhecer mais sobre o Fiec e os requisitos para participar podem acessar o site: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/esporte-e-lazer/pagina/-fundo-de-investimento-esportivo-de-campinas-fiec