Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura amplia teleconsultas do “Saúde Digital – SUS Campinas” para 33 CSs

Prefeitura amplia teleconsultas do "Saúde Digital - SUS Campinas" para 33 CSs

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a oferta da “Saúde Digital – SUS Campinas” de 16 para 33 centros de saúde de Campinas. A partir desta segunda-feira, 26 de junho, mais 17 unidades (CSs Esmeraldina, DIC 1, Tancredo Neves, Vila União, Santa Lúcia, Taquaral, Conceição, Sousas, Santa Rosa, Florence, Valença, Anchieta, Cássio Raposo, Eulina, Rosália, San Martin e Santa Mônica) passaram a oferecer o serviço. Com a ampliação, foram abertas 65 novas vagas de atendimento digital e, por isso, o município passou a oferecer 165 atendimentos on-line por semana.  

A partir do segundo semestre, o número semanal de consultas será ampliado para 400 e o serviço será oferecido em todos os centros de saúde. 

“O objetivo do serviço é agilizar os atendimentos e contemplar cada vez mais pessoas com a nova modalidade de atendimento. Iniciamos os testes em 27 de março e essa modernização está crescendo cada vez mais, proporcionando mais igualdade no acesso à Saúde”, afirmou a diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital, Marcelle Regina Silva Benetti. 

Como funciona 

Na fase atual do atendimento da Saúde Digital, o paciente com queixa, avaliado como baixo risco, que não tem consulta agendada passa pela triagem do CS. Se for o caso de consulta médica, a enfermeira vai oferecer o serviço de teleconsulta. Se a pessoa aceitar, ela receberá um comprovante com o horário do atendimento online por whatsApp ou SMS. Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente. Daí, basta clicar e entrar na sala virtual do médico. Esse acesso pode ser feito do lugar que o paciente desejar. Se a pessoa não tiver equipamento para o procedimento virtual, poderá acessar o profissional por meio de um computador do centro de saúde.

O médico que faz o atendimento à distância fica instalado no Hospital Mário Gatti. 

Futuramente, os pacientes poderão agendar as teleconsultas pelo site da Prefeitura, pelo aplicativo que está sendo desenvolvido ou pelo telefone 160. 

Confira os centros de saúde que oferecem a Saúde Digital:

Sair da versão mobile