Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura apresenta a gestão da arborização na cidade com novos serviços e ampliação dos existentes

A Prefeitura de Campinas apresentou, na tarde desta quarta-feira, 16 de outubro, a gestão da arborização urbana da cidade, na Sala Azul do Paço Municipal. Campinas passou de sete para 20 equipes de arborização, em abril deste ano, com serviços novos e ampliação dos existentes. O destaque é a nova equipe, com 10 profissionais, para fazer exame de tomografia nas árvores. Este trabalho é pioneiro no município. O exame foi demonstrado em um jequitibá no jardim do Paço Municipal.

 

A apresentação foi feita pelo secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, e pelo professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), responsável pela avaliação dos exames de tomografia.

“Temos de agir dentro das normas técnicas, dentro da ciência. Ninguém gosta de falar que uma árvore vai ser retirada. Porém, se tem um laudo de um profissional dizendo que tem risco de cair, é preciso retirar. A Secretaria de Serviços Públicos teve ampliação de sete para 20 equipes de arborização e a Secretaria de Educação, que usava a mesma estrutura, agora também tem equipes próprias para poda e extração de árvores e jardinagem nas escolas. A mudança climática já chegou e nós a estamos vivendo. Este é um passo importante que estamos tomando, é um avanço”, disse o prefeito Dário Saadi.

 

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a gestão da arborização urbana é o planejamento, a implementação de metodologias e o manejo de árvores, que inclui a operação de poda, tratamento, e agora a inserção de tecnologias que a cidade ainda não tinha. “O destaque é a tomografia. É inovador, extremamente importante no processo de manejo de árvores porque ajuda a avaliar o risco de perda. Campinas é a primeira cidade no Brasil a ter esse tipo de tecnologia em contrato de árvore. Estamos empregando a ciência e a tecnologia para melhorar a gestão de arborização urbana”, explicou.

 

Outra novidade é a escalada, técnica para ser usada em situações de difícil acesso durante a manutenção das árvores. Também foram ampliadas as equipes para poda e extração, plantio e inventário das árvores.
A empresa responsável é a MB Engenharia e Meio Ambiente ltda. O valor do contrato, por 12 meses, é de R$ 26.953.936,32.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com