Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura atualiza dados do novo coronavírus em Campinas

Os dados da pandemia do novo coronavírus foram atualizados nesta sexta-feira, dia 29 de maio. As informações foram passadas pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, durante live nas redes sociais. O município registrou mais duas mortes pela doença, somando 69 óbitos. As vítimas faleceram em hospital público com exame feito no Instituto Adolfo Lutz, que também é público. São duas mulheres, uma de 74 anos de idade e outra de 82 anos de idade, ambas tinham outras doenças e faleceram no dia 27 de maio. 

Campinas tem 1.434 casos confirmados de Covid-19 (na última atualização, ontem, dia 28 de maio, eram 1.353 casos, são 81 a mais); 357 em investigação (eram 343, são 14 a mais); e 2.832 descartados (eram 2.819, são 13 a mais). Há quinze óbitos em investigação (são dois a mais). 

Do total de casos confirmados, 1.015 pessoas já se recuperaram (eram 982, são 33 a mais); há 130 pessoas internadas (9 a mais) e 220 pessoas em isolamento domiciliar (eram 183, são 37 a mais). 

Retomada e importância do isolamento social 

O prefeito Jonas Donizette afirmou em sua live que ainda que o município tenha passado de mil pessoas já recuperadas da doença, o que é uma boa notícia, não se pode passar à população que há uma situação de acomodação. “Estamos enfrentando um inimigo muito difícil que é a Covid, o que exige que nos resguardemos por todos os lados”. 

A partir da próxima segunda-feira, dia 1º de junho, Campinas iniciará o plano gradual de flexibilização para a economia, permitindo a abertura com restrições do comércio de rua, shoppings, escritórios, restaurantes e de igrejas e templos religiosos. As informações podem ser consultadas no link: http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=38694. O prefeito frisou, porém, que todos os que podem fazer o isolamento social, especialmente as pessoas que fazem parte do grupo de risco, devem continuar a seguir esta recomendação. “Não é porque estamos dando alguns passos em relação a uma retomada responsável, que esta orientação mudou”. 

Reunião mundial 

A live da manhã desta sexta-feira teve a participação do secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza. O prefeito ressaltou a relevância do papel do secretário municipal, que também é professor da Unicamp, e anunciou que Souza fará uma exposição para médicos de um grupo do qual faz parte e que envolve profissionais do mundo todo. Vai ser uma teleconferência na manhã do próximo domingo, dia 31 de maio. “Será um evento mundial em que vamos discutir todas as questões ligadas à Covid-19 e as implicações relacionadas às áreas de hematologia e oncologia. Vai ser um grande evento e me sinto muito honrado de ter sido convidado para fazer a apresentação da situação da Covid-19 no Brasil e no estado de São Paulo”, explicou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Sair da versão mobile