Nossa Cidade
Prefeitura conclui 70 km de recapeamento e renova o pavimento em importantes vias
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, concluiu nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, o recapeamento asfáltico de 70 quilômetros e 230 metros de extensão de ruas e avenidas, executado com os recursos do empréstimo de R$ 80 milhões da agência Desenvolve SP, do governo do Estado. O trabalho teve início no dia 11 de abril de 2023, com duas equipes, das empresas Casamax e Compec, com previsão de ser finalizado em até um ano. Neste processo, o pavimento é renovado e fica como novo.
O recapeamento, que consiste em fazer a fresagem, a retirada da camada superficial do pavimento desgastado e a aplicação e compactação de nova capa asfáltica, foi executado em 491,6 mil metros quadrados de áreas das vias. Importante destacar que a quantidade em metros quadrados é a medição mais precisa porque há vias de larguras variadas. Foram utilizadas 59,4 mil toneladas de massa asfáltica. Os contratos incluíram maquinário, mão de obra e materiais.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, destaca o quanto a obra é fundamental para melhoria da qualidade e ampliação da vida útil do pavimento.
“O recapeamento é importante porque é a recomposição do pavimento existente. É uma capa de asfalto colocada sobre o pavimento para proteger a base. A base é formada por brita, pedra. Quando acaba a validade do recapeamento existente, que é de cerca de dez anos, surgem fissuras por onde a água penetra, chega na brita, e abrem os buracos. Com o recapeamento o pavimento fica protegido, porque tem essa capa que varia de 5 a 7 centímetros de espessura. Em todas essas ruas e avenidas que foram recapeadas a validade de vida útil do asfalto será maior.”, explica o secretário Paulella.
Algumas das vias recapeadas por meio destes contrato foram as avenidas Brasil; Barão de Itapura; Júlio Prestes; Orosimbo Maia; José de Souza Campos (Norte-Sul); Dr. Ângelo Simões; Dr. Heitor Penteado; Anchieta; Andrade Neves; Jorge Tibiriçá; Ayrton Senna da Silva; Carlos Lacerda; José Bonifácio; Jesuíno Marcondes Machado; e as ruas Carolina Florence; Duarte Coelho; Conceição, Maria Monteiro; Dona Luísa de Gusmão; Dr. Buarque de Macedo; Abolição; Delfino Cintra; Castro Alves; Dona Maria Umbelina Couto; Tiradentes; Major Adolpho Rossin; Guerino Bristotti; Waldemar César de Oliveira; Profa Alaíde Toledo Garlipp; Vítor Meirelles; José de Campos Novaes.
Outras frentes de trabalho
Além destes 70 km recapeados por meio de financiamento com o banco Desenvolve SP, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos continua com outra frente de trabalho de recapeamento, com equipe própria. A Secretaria de Infraestrutura também está executando recapeamento na cidade.