Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura conclui autoavaliação de políticas para pessoas com deficiência em situação de desastres

As ações do Scorecard (ferramenta de autoavaliação a nível local) de Inclusão de Pessoas com Deficiência em respostas a situações de desastres em Campinas foram concluídas na manhã desta segunda-feira, 13 de novembro. O evento foi promovido pela Defesa Civil, Centro de Resiliência a Desastres de Campinas (CRDC) e Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) da Unicamp, na Sala de Resiliência do Paço Municipal.

O trabalho foi realizado em fases, incluindo apresentação do Scorecard, levantamento de todas as ações realizadas no âmbito de inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) e autoavaliação de cada um deles.

A mediadora do Scorecard de Inclusão de Pessoas com Deficiência, Lucilaina Teles de Paula, da Defesa Civil, explicou como funcionou esse processo: “Há dez passos que devem ser seguidos. Cada um deles compreende várias questões e deve receber uma nota de 0 a 3, sendo que a classificação 0 é para o que ainda não existe e 3 para o que existe e funciona perfeitamente. O Scorecard serve para identificar se, em uma situação de emergência, a resposta será adequada. Neste caso, especificamente, quanto ao atendimento das pessoas com deficiência”, contou.

Segundo Lucilaina, a autoavaliação foi bem recebida. “Houve aprovação dos gestores que tiveram a oportunidade de refletir atentamente sobre as ações de suas pastas, além de conhecer as políticas desenvolvidas pelas outras secretarias e como integrá-las”, disse.

Processo

A próxima etapa do processo será a inserção dos dados em plataforma das Nações Unidas para a validação externa. O Scorecard é uma ferramenta de autoavaliação criada pela Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres. Campinas foi escolhida como um centro de resiliência da MCR2030 em 2022 e realiza diversas ações nesta área. Será possível visualizar, por meio de gráfico, como está a situação do município com relação a política para PcDs em situações de desastres.

“O Scorecard ajuda no fortalecimento de governança nas ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação após situações de desastres. Contribui para o aumento da resiliência e adaptação às mudanças climáticas e eventos extremos”, afirmou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

Participaram representantes dos órgãos que atuam na área dos direitos e atendimento à pessoa com deficiência, como a diretora do Departamento de Gestão da Política dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Danielli Guimarães, da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; e a coordenadora do Departamento de Acessibilidade Arquitetônica, Giselle Saraiva.

A articuladora da Saúde no Comitê da Cidade Resiliente, Priscilla Pegoraro, e a coordenadora de Fiscalização de Alimentos, Anne Dutra, também participaram, assim como representantes da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Departamento de Saúde e Corpo de Bombeiros.

Sair da versão mobile