Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura conclui reforma da estrutura elétrica do Museu de Arte Contemporânea de Campinas

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Infraestrutura, concluiu a reforma da estrutura elétrica do Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) “José Pancetti”. Essa é a maior obra de intervenção estrutural realizada no prédio do museu nos últimos 20 anos. A intervenção visa garantir a segurança das instalações elétricas do prédio e das equipes de trabalho, artistas e visitantes, além do acervo do museu e das obras de arte expostas no local.

 

Na manhã desta terça-feira, 16 de abril, o prefeito Dário Saadi, entregou as instalações do ambiente de exposição onde foi feita a reforma elétrica do MACC. “Estou entregando a reforma de toda rede elétrica e iluminação do MACC. Um espaço maravilhoso que a cidade tem. A obra da parte elétrica foi executada com recursos do município”, destacou Saadi.

 

A obra teve um custo de R$ 328 mil e incluiu instalação de iluminação mais moderna e econômica com painéis, refletores e lâmpadas de led. Também foi feita a troca dos quadros de distribuição de energia e de todas as tomadas e interruptores.

Foram implantados equipamentos para garantir a segurança e a saúde das pessoas como dispositivos de proteção contra surtos (DPS), anulando descargas indiretas na rede causadas por descargas atmosféricas.

 

Climatização

 

O prefeito também visitou a sala do acervo que, recentemente, recebeu um sistema de climatização com ar-condicionado. “Essa climatização foi possível graças a um projeto da artista Maíra Costa Endo. A proposta foi aprovada pelo Governo do Estado e possibilitou que a Prefeitura climatizasse a sala de acervo”, explicou.

 

A climatização é resultado do projeto MACC Vivo, contemplado pelo Proac. O sistema permitirá que as obras de arte do MACC fiquem sempre em condições ideais de temperatura e umidade criando então uma forma de preservar o patrimônio e possibilidade de ganhar novas obras para a cidade de Campinas.

 

Acompanharam a visita ao MACC os secretários municipais de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli e de Infraestrutura, Carlos José Barreiro.

Sobre o museu

O MACC foi fundado em 1965 e está na sede atual desde 1976. O programa de exposições temporárias oferece um panorama da produção contemporânea mundial, combinado com mostras do seu acervo, em que figuram nomes como Egas Francisco, Thomaz Perina, Francisco Biojone, José Roberto Aguilar, Mira Schendel, Tomie Othake, Grupo Vanguarda, e outros.

 

Sair da versão mobile