Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura convoca candidatos para procedimento de heteroidentificação

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas convoca 242 candidatos do concurso público da área do magistério/geral para procedimento de heteroidentificação. Esta etapa do certame é aplicada aos candidatos inscritos para as cotas raciais que foram classificados, pós-recurso, aos cargos públicos referentes ao Edital 02/2022.

 Os candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos, optando pela reserva de 20% das vagas para Pessoas Pretas ou Pardas (PPP) devem comparecer, no dia e horário para o qual foram convocados para avaliação presencial.

Esta etapa de avaliação ocorrerá na Estação Cultura que fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, no Centro da cidade nos dias 25 e 29 de novembro. O candidato deve consultar a data e o horário definidos no Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).

 Os candidatos devem comparecer munidos de documento de identificação original e oficial, com foto, e devem ficar atentos à data e ao horário da reunião, já que o não comparecimento implica perda da vaga.

 A verificação será feita pela Comissão de Heteroidentificação, que confirmará ou não a veracidade da autodeclaração informada pelo candidato por meio da análise fenotípica do próprio candidato no momento da avaliação, conforme regras do Edital.

A coordenadora de Concursos, Recrutamento e Seleção, Juliana Miorin alerta que não haverá reconvocação para essa etapa do certame. “A ausência do candidato nesta etapa do concurso implicará perda dos direitos legais como candidato preto ou pardo, mesmo que tenha obtido classificação na lista de ampla concorrência”, especificou.

O resultado da análise do procedimento de heteroidentificação será publicado no Diário Oficial do Município e no site da Fundação Vunesp, previsto para o dia 2 de dezembro.

Procedimento de heteroidentificação

Segundo as regras do Edital 02/2022, o candidato será avaliado presencialmente perante a Comissão de Heteroidentificação, composta por servidores públicos municipais, de acordo com o Artigo 3º, da Lei Complementar Municipal nº 250/2019.

A comissão confirmará ou não a veracidade da autodeclaração informada pelo candidato, quando de sua inscrição no Concurso Público. Na ocasião, será feito o registro eletrônico do candidato (foto e/ou filmagem), esse material, de caráter sigiloso, ficará arquivado em sistema informatizado da Prefeitura de Campinas que permite a guarda confidencial das provas documentais.

Durante o procedimento de heteroidentificação, o candidato não deverá fazer uso de boné, touca, chapéu, peruca, bandana, máscaras, cobertura de maquiagem, óculos, lenço, luva ou quaisquer acessórios e adornos que impeçam, dificultem ou alterem a observação e registro eletrônico de suas características fenotípicas.

A análise a ser feita pela comissão de heteroidentificação utilizará apenas as características fenotípicas do próprio candidato no momento da avaliação. Não serão solicitados e nem aceitos qualquer documentação, relatório, atestados médicos ou outro comprovante.

Sair da versão mobile