Nossa Cidade
Prefeitura de Campinas contratou mais de 2 mil profissionais este ano
Este ano, a Prefeitura de Campinas já contratou mais de 2 mil profissionais. São concursados, estagiários, bolsistas e contratados temporariamente. A Secretaria de Educação recebeu 1.065 novos servidores, enquanto para a Saúde, segunda no ranking, foram 576 pessoas.
Do total de pessoas admitidas, 1.438 (71,47%) são mulheres e 574 (28,53%) são homens. Janeiro, fevereiro e março foram os meses que concentraram o maior número de admissões (449, 388 e 322 respectivamente).
Ainda segundo o balanço divulgado pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, o maior número de admissões foi para agentes de educação infantil, com 576 novos servidores. Os técnicos de enfermagem e os professores estão em segundo e terceiro lugares, com 250 e 229 profissionais contratados entre janeiro e setembro.
“É o maior número de contratações que a Prefeitura já fez em um período de 9 meses e isso é fruto do trabalho, dedicação e comprometimento dos nossos servidores da Gestão. Todas as áreas estão sendo contempladas, em especial as de atendimento direto à população, com a saúde e a educação”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.
Ainda segundo a secretária, além de contribuir para a implementação de políticas públicas, a chegada desses profissionais também traz novos conhecimentos e experiências. “Quem vem de fora tem muito para aprender e também muito para ensinar. Essa troca é muito rica e quem ganha é o cidadão”, disse.
Empatia e carinho com os pacientes
A técnica de enfermagem Rachel Pereira Sia Mendes foi incentivada por um professor a seguir carreira no SUS pela, nas palavras dele, sua empatia com as pessoas. E seguindo o conselho ela prestou um concurso da Prefeitura de Campinas e agora atua no Centro de Saúde São Cristóvão. Segundo ela, a equipe é muito acolhedora e o enfermeiro e o coordenador são abertos a novas ideias e sugestões.
“Logo que entrei tive a oportunidade de desenvolver um trabalho com as crianças, na busca ativa daquelas que estão com alguma vacina atrasada”, disse. “Trabalho feliz e defendo o SUS com unhas e dentes”, completou.
Atuando no Centro de Saúde do Parque Oziel, o médico mineiro Alexander Paulo da Silva a satisfação do usuário e a melhora da condição de um paciente é o que o motiva.
“A experiência de ser um trabalhador da saúde em uma área de vulnerabilidade tem sido um aprendizado muito significativo. Na Prefeitura tenho conhecido muita gente empenhada, que coloca muito amor no que faz”, falou. “Estou motivado a continuar me empenhando para que eu sempre entregue um bom serviço.”
A médica generalista Fernanda Meireles Cabral também entrou este ano e atua no Centro de Saúde Eulina. Ela é outra uma defensora do SUS. “Trabalhar no SUS sempre foi um dos meus objetivos e atuar na Prefeitura me possibilita isso. Aqui também tenho a garantia de uma educação continuada para que eu possa me atualizar e crescer profissionalmente”, disse.
Ainda segundo ela, ser médica em uma unidade básica de saúde possibilita trabalhar em conjunto com outras áreas, garantindo os princípios fundamentais do SUS para a população. “É um trabalho bastante desafiador, diversificado e também recompensador, pois é na atenção primária que conseguimos resolver boa parte das necessidades de saúde de uma pessoa”, completou.
Mais de 20 mil inscritos
Concorrendo com outros 22 mil candidatos no concurso de 2019, Flávio Willian da Silva Frete passou para o cargo de agente administrativo e foi chamado este ano. Outros 121 profissionais dessa área também foram admitidos e já estão atuando nas diversas secretarias da Prefeitura.
Frete escolheu sua vaga para o RH Norte, órgão ligado à Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. “Eu fui chamado no concurso da Guarda Municipal e neste. Optei pelo cargo administrativo e estou gostando muito. Eu fui muito bem recepcionado e no processo de admissão passei por uma entrevista e achei interessante porque fui direcionado para um lugar de acordo com o meu perfil”, disse.
Onde acompanhar as convocações
Os candidatos que passaram em concursos da Prefeitura devem acompanhar as convocações pelo Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/) e também pelo site Concursos e Empregos (https://portal.campinas.sp.gov.br/servico/concursos-e-empregos).
Os concursos têm duração de 2 anos e podem ser prorrogados por igual período. Durante este tempo, os candidatos podem ser convocados de acordo com a lista de classificados e com a necessidade da Administração.